14 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Agência abre concorrência para exploração de faixa 700 MHz

- Publicidade -

22/08/2014 11h26

Faixa estará acessível para expansão da internet móvel depois do desligamento do sinal analógico de TV, entre 2016 e 2018.

Decreto publicada no Diário Oficial da União de ontem quinta-feira (21) autoriza a abertura de concorrência para exploração de radiofrequências na faixa de 700 MHz, que vai expandir a internet 4G no Brasil, e para exploração de serviço móvel.

São seis lotes ofertados. Três deles abrangem todo o território nacional. O lote 4 vai cobrir quase todo o país com exceção de 87 cidades em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo, e mais dois municípios no Paraná. Essas 89 cidades estão divididas nos dois lotes restantes.

Com a utilização da faixa de 700 MHz será possível levar telefonia móvel e internet de alta velocidade também às áreas rurais, uma vez que a frequência é ideal para a cobertura de grandes distâncias a um custo menor.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) receberá, no dia 23 de setembro, a partir das 10h, no Espaço Cultural Renato Guerreiro, os documentos de identificação e de regularidade fiscal, as garantias de manutenção de proposta de preço, as propostas de preço e a documentação de habilitação dos interessados em participar da licitação, que será julgada pelo critério do maior preço público ofertado para cada lote.

700 MHz

A faixa de 700 MHz estará disponível para levar a internet móvel depois do desligamento do sinal analógico de TV, que acontece entre 2016 e 2018. Depois de ser liberada, a faixa vai ser usada para expandir o serviço de telefonia e internet 4G no Brasil, que desde 2013 já opera no país na frequência de 2,5 GHz.

A frequência de 700 MHz possibilita cobertura de grandes áreas com o uso de menos antenas, o que permite levar os serviços de telecomunicações inclusive às áreas rurais, a um custo menor. Além disso, é o padrão utilizado internacionalmente para a internet 4G em vários países.
(Agência Nacional de Telecomunicações)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights