21 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Alemão de 93 anos será julgado por crimes nazistas

- Publicidade -

04/02/2015 10h14

Alemão de 93 anos será julgado por crimes nazista

A Justiça alemã anunciou que, no dia 21 de abril, dará início ao julgamento de Oskar G., de 93 anos, ex-oficial do campo de extermínio de Auschwitz, por cumplicidade no assassinato de 300.000 pessoas.

Conhecido como o “contador de Auschwitz”, ele trabalhou no local entre 16 de maio de 1944 e 11 de julho de 1944 e era responsável por contar o dinheiro encontrado nas malas dos prisioneiros e transferi-lo às autoridades nazistas de Berlim. Segundo a acusação, Oskar estava consciente de que os prisioneiros considerados inaptos para o trabalho “eram assassinados diretamente após a chegada nas câmaras de gás de Auschwitz”.

O Ministério Público alemão também está investigando Hilde M., de 93 anos, suspeita de ter trabalhado como guarda da SS durante a Segunda Guerra Mundial. Ela estaria entre os que obrigaram prisioneiros dos campos de concentração Bergen-Belsen e Gross-Rosen a marchar até o campo de Guben (ambos na Polônia) perto do fim da guerra, em 1945.

Ao menos 1.400 mulheres morreram no deslocamento, de aproximadamente 180 quilômetros. Ao jornal alemão “Welt”, a acusada disse não estar envolvida na marcha e que apenas trabalhava na cozinha do campo de concentração.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Edital de balanço

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights