18.4 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Apenas 25% das pessoas no mundo possuem trabalhos formais

- Publicidade -

23/05/2015 11h00

Apenas 25% das pessoas no mundo possuem trabalhos formais, afirma OIT

Novo relatório da agência da ONU indica aumento da vulnerabilidade laboral no mundo. Na contramão dessa tendência, Brasil é citado como exemplo de país que conseguiu nos últimos anos aumentar a formalização de emprego e diminuir a desigualdade.

Cerca de 75% de todos os trabalhadores do mundo hoje contam com empregos temporários ou de curto prazo, muitas vezes no mercado informal e sem contrato, trabalhando como profissionais liberais ou em emprego familiares sem remuneração.

Esta situação crescente de insegurança no mercado global laboral é retratada no mais recente relatório anual da Organização Internacional do Trabalho (OIT), divulgado na segunda-feira (18), em Genebra (Suíça), sede do organismo da ONU.

O Panorama Social e de Empregos Mundial 2015 analisa 84% da força de trabalho global e destaca que o número de mulheres exercendo funções regularizadas continua sendo desproporcionalmente baixo.

“Esses novos números indicam um aumento na diversidade do mundo do trabalho. Em alguns casos, algumas formas não tradicionais de trabalho ajudam as pessoas a entrar no mercado de trabalho.

No entanto, essas tendências emergentes também são um reflexo do aumento de insegurança que está afetando muitos trabalhadores em todo o mundo”, afirmou o diretor-geral da OIT, Guy Ryder.

Nas lições aprendidas em experiências de diversos países, o relatório cita o Brasil como um dos exemplos.

Através de uma série de intervenções de proteção social e políticas de mercado laborais, combinado com um período de forte crescimento econômico, o país conseguiu diminuir o número de empregos informais de 54,8% em 2001 para 44,2% em 2013 e a desigualdade no país.(nacoesunidas.org)

Trabalhadores em uma destilaria de etanol no Brasil. Foto: FAO

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights