quinta-feira, 18 de abril de 2024

Cientistas detectam vírus emergentes no Brasil

13/02/2012 11h52 – Atualizado em 13/02/2012 11h52

No jargão científico, vírus emergente é um vírus recém-descoberto ou aquele cuja incidência aumenta em uma determinada região.

No Brasil, alguns exemplos são o Oropouche e o Mayaro.

Ambos são arbovírus, como os da dengue, e também causadores de doenças febris agudas que estão se tornando epidêmicas no Norte do país.

Há ainda o hantavírus, responsável por uma forma grave de pneumonia capaz de matar quase metade dos infectados.

Ele foi encontrado pela primeira vez no Brasil em 1993 e, desde então, cerca de 1,4 mil casos já foram notificados.

Hantavirose

Durante os últimos três anos e meio, cientistas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP, dedicaram-se a estudar esses e outros vírus emergentes.

O projeto é coordenado pelo virologista Luiz Tadeu Moraes Figueiredo. Foram ao todo 52 subprojetos, dos quais participaram mais de 50 pesquisadores.

Entre os avanços, destacam-se o isolamento do hantavírus Araraquara, inédito no Brasil, e o desenvolvimento de um reagente que facilitou o diagnóstico da hantavirose.

“Antes, dependíamos de insumos importados. Hoje, distribuímos esses antígenos para vários locais no Brasil e também para Colômbia e Argentina”, disse Figueiredo.

Mais três vírus

Também foram criados reagentes para diagnosticar o Oropouche e três vírus causadores de encefalite: Saint Louis, Rocio e Oeste do Nilo.

Acreditava-se que este último não existisse no Brasil. Mas, recentemente, estudos sorológicos feitos em cavalos comprovaram sua presença.

O próximo passo, segundo Figueiredo, é testar se esses reagentes – obtidos a partir de genes do vírus inoculados em uma bactéria – também são capazes de funcionar como vacina.(Agência Fapesp)