21 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

20 mil ainda precisam tomar vacina contra gripe em Dourados

- Publicidade -

13/05/2014 14h18 – Atualizado em 13/05/2014 14h18

Vinte mil douradenses ainda precisam procurar as unidades básicas de saúde para tomar a vacina contra a gripe. O período da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza foi prorrogado pelo Ministério da Saúde até sexta-feira, dia 16.

O município atingiu a cobertura vacinal de 60% da população douradense pertencente aos grupos de risco. Ainda assim, o índice está abaixo da meta que é atingir 80% do público-alvo. “A vacina é a forma mais eficaz de evitar a doença, por isso é importante que não haja resistência em tomar”, alertou Carla Cristina Ribeiro Silva, coordenadora do Núcleo de Imunização da Secretaria de Saúde.

As doses são distribuídas antes do inverno porque a criação de anticorpos ocorre entre duas e três semanas após a aplicação. A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde). São eles: A H1N1; A H3N2 e influenza B.

A Prefeitura de Dourados segue com ações especiais para atingir a meta. Na manhã de sábado, agentes de saúde passaram o dia na Expoflor, na Praça Antônio João, aplicando as doses. Também foi definida para esta semana uma agenda com grupos de idosos e profissionais de saúde.

Devem tomar as doses os idosos (com 60 anos de idade ou mais), gestantes, crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, profissionais de saúde, doentes crônicos, puérperas (mulheres que deram à luz recentemente) até 45 dias após o parto e indígenas.

Agentes de saúde passaram o sábado na Praça Antônio João aplicando vacina contra a gripe; campanha segue até sexta-feiraCrédito: A. Frota

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Edital de balanço

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights