25.6 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Bebê deve ser amamentado até os dois anos de idade

- Publicidade -

25/08/2015 11h00

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno como exclusivo até os seis meses de vida do bebê, e continuado até os dois anos de idade.

No Brasil, o aleitamento é protegido pela Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL).

Trata-se de um conjunto de normas que regula a promoção comercial e a rotulagem de alimentos e produtos destinados a recém-nascidos e crianças de até três anos de idade, como leites, papinhas, chupetas e mamadeiras.

O seu objetivo é assegurar o uso apropriado desses produtos de forma que não haja interferência alguma na prática do aleitamento materno.

Proteger e promover o apoio ao aleitamento materno assegura os direitos da criança previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente.

A NBCAL é composta pela Portaria nº. 2051/2001, pelas RDC nº.221/2002, RDC nº.222/2002 e pela lei federal nº. 11.265/2006.

Por que proteger a amamentação é importante?

O leite humano é o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes na quantidade exata que o bebê precisa. Ele garante o melhor crescimento e desenvolvimento, não existindo nenhum outro alimento capaz de substituí-lo.

Não acredite em propagandas enganosas. Elas buscam confundir você e convencê-lo a substituir a amamentação pela mamadeira.

O que mais o bebê ganha mamando no peito? Afeto e saúde.

O ato de amamentar é o primeiro momento de carinho entre mãe e filho. Além disso, quando amamentado, o bebê recebe proteção contra infecções, alergias e outras doenças.

Sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ele tenha dentes bonitos, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.

Que vantagens a amamentação traz para a mãe?

A amamentação traz também vantagens para a mãe. O sangramento pós-parto diminui, assim como as chances de desenvolver anemia, câncer de mama e diabetes. A mulher que amamenta perde mais rapidamente o peso que ganhou durante a gravidez.

Por que não usar mamadeiras ou chupetas?

As mamadeiras e chupetas costumam modificar a maneira de mamar e muitos bebês passam a não querer mais o peito. Além disso, pode causar problemas na dentição, na fala e aumentar o risco de infecções.(Click Saudável)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-