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quinta-feira, 25 de abril de 2024

Bebês de 1 a 2 anos: atividades simples ajudam no desenvolvimento

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22/08/2015 11h29

Algumas crianças com um ano já caminham e outras irão caminhar ao longo dessa faixa etária. Nesta fase a criança está em constante movimento e mesmo que caia com frequência, pouco a pouco vai ganhando segurança. Inclusive, perto dos 2 anos, chega a subir e descer degraus baixos, além de segurar um brinquedo enquanto caminha.

Utiliza a colher, o copinho e quer comer e beber sozinho. Gosta de arrastar as coisas, chutar e atirar a bola, mesmo que às vezes ela escorregue de suas mãos.

Quer conhecer e pegar tudo que o rodeia e está ao seu alcance. Já associa as formas, cores e tamanhos dos objetos.

Pode-se mostrar para ele um objeto e solicitar que escolha em um conjunto de até três objetos diferentes, o que apresentar características semelhantes àquele.

Ao final desse período algumas crianças já conseguem fazer muitas coisas sozinhas. Ajudam na troca das roupas, fraldas e até no banho, além de imitar os adultos em atividades como: dar de comer a um bebê, pentear o cabelo e rotinas diárias como varrer ou lavar.

Utiliza pelo menos 2 palavras para expressar uma ideia. Por exemplo, se tem fome, fala “quero papá”. Mesmo não tendo pronúncia correta, sua linguagem pouco a pouco vai se desenvolvendo e ao redor dos 2 anos pode falar frases de até 3 palavras, além de cumprir, simultaneamente, até 3 ordens simples.

A criança gosta de sentir seus pais por perto e o carinho que lhe dedicam.

Este é um momento muito importante para o desenvolvimento integral da criança.

Você pode ajudar seu filho nessa tarefa:

Procure falar de forma mais clara e correta possível. Se ele pedir algo por gestos, faça com que diga o que quer.

Dê a ele pequenas tarefas como buscar o sapato ou pegar a bola e atirá-la.

Pergunte a seu filho qual é o seu nome. Mesmo que ele não responda, pouco a pouco o fará. Peça que mostre onde está seu nariz, boca ou outra parte do corpo. Isso também pode ser feito com um boneco.

Quando passear com ele, fale sobre as coisas que veem. Faça com que preste atenção no que existe ao seu redor.

Mostre a seu filho livros de história, fotos, revistas e fale sobre personagens, objetos ou animais que aparecem. Peça que imite os sons dos objetos ou animais.

Como por exemplo, “tic-tac”, “piu-piu” e “au-au”. Aproveite esses momentos para contar histórias curtas e simples, porque o seu tempo de concentração é muito pequeno.

Ofereça caixas e potes de diferentes tamanhos para que coloque um dentro do outro.

Estimule a criança a construir uma torre com 3 elementos utilizando caixas ou latas, de tamanhos pequeno, médio e grande. O mesmo pode ser realizado com blocos de madeira ou plástico.

Ofereça ao seu filho caixas, potes e frascos para que abra e feche. Primeiro caixas sem tampa fixa, ex.: caixa de sapato pequena, para que tampe e destampe. Ao final da faixa etária podem ser oferecidos frascos de plástico com tampa de rosca para que também tampe e destampe.

Como criança gosta de brincar com água, encha um pote para que jogue seus brinquedos dentro para que ela se divirta passando a água de um para outro.

Depois, com uma concha, brinque de tirar todos os brinquedos de dentro da água. Não lhe fará mal e a brincadeira será prazerosa. Lembre-se que a presença do adulto é fundamental nas brincadeiras com água.

Na presença de um adulto ofereça um carrinho para ser puxado por uma corda ou várias caixas unidas por um fio. Mais adiante coloque brinquedos em um lugar difícil de ser alcançado para que tente pegá-los.

É muito importante estimular os movimentos dos dedos e mãos. Para isto, prepare uma caixa com uma pequena abertura em cima e pequenos pedaços de cartão para que a criança os coloque dentro da caixa.

Esta atividade é prazerosa e divertida. Fique junto da criança quando estiver realizando esta brincadeira e evite que ela coloque pequenos objetos na boca.

Ofereça lápis de cor e de cera com espessura grossa e folhas de papel de tamanho grande para que seu filho rabisque.

Ele ainda não está fazendo desenhos definidos, pois nesse momento a sua expressão gráfica se dá através de rabiscos. Lembre-se de que você tem que estar por perto para evitar que machuque os olhos ou coloque os objetos na boca.

Ensine seu filho a amassar pedaços de papel para fazer bolas e jogar com elas. Considerando que rasgar papéis é uma atividade que agrada às crianças, isso não será difícil de realizar.

Quando ele caminhar com certa segurança, faça com que carregue um brinquedo enquanto caminha. Você também pode ajudá-lo a passar por cima de algum brinquedo ou objeto pequeno no chão.

Com vários brinquedos e objetos colocados lado a lado, forme um caminho em linha reta e peça para que a criança ande no meio.

Aproveite todas as oportunidades para que ela suba e caminhe por lugares de pouca altura, como cordão de calçada, por exemplo.

Brinque de “pega-pega” para que ela caminhe mais rápido e você não a alcance.

Ensine seu filho a subir e descer degraus baixos. Para ajudar, segure-o pela mão.

Amarre um barbante ou corda entre 2 bancos ou cadeiras, um palmo acima do chão e ensine seu filho a passar por cima. Segure-o pela mão para que não perca o equilíbrio. Quando conseguir fazer, estimule para que repita a atividade sozinho.

Jogue bola com seu filho. Peça que ele busque e a atire para você. Você pode colocar a bola no alto para que ele tenha que esticar os braços para pegá-la, ou no chão, para que se agache e pegue.

Continue cantando músicas com ritmos diferentes, produzindo os sons dos objetos e/ou brinquedos.

Faça com que imite os sons que ouve no dia a dia, como o “pocotó, pocotó” do cavalo; o “muuu” da vaca; o “tchichch” da água da torneira ou o “bíbííí” da buzina do carro.

Conte histórias com frases curtas a seu filho; ele se interessa ainda por figuras grandes e coloridas e pelos personagens da história.

Você pode aproveitar caixas de remédio e de leite, por exemplo, para criar fantoches com o rosto dos personagens da história. A criança gosta muito de brinquedos que se movem e falam.

Utilize brinquedos suspensos no ar, que a criança possa empurrar e pegar de volta. Isso auxilia no fortalecimento dos braços e mãos.( Guia da Família / Primeira Infância Melhor – RS)

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