19 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Chega a 15 número de mortes por gripe em MS

- Publicidade -

16/07/2014 18h08 – Atualizado em 16/07/2014 18h08

Dourados Agora

Com a atualização de dados da Secretaria de Estado de Saúde, chegam a 15 o número de mortes por gripe este ano em Mato Grosso do Sul, aumento de 114% em comparação ao ano passado.

Desse total de mortes, 10 foram provocadas pelo subtipo do vírus influenza H1N1, popularmente conhecido como gripe suína. Quatro deles foram em Campo Grande, quatro em Corumbá e um em Água Clara. O subtipo H3N2 já matou quatro pessoas, sendo duas na capital, uma em Dois Irmãos do Buriti e uma em Costa Rica.

O último boletim da SES revela ainda que, até agora, 422 pessoas foram internadas com sintomas de gripe A. Campo Grande concentra o maior número de internações, totalizando 186. Corumbá ocupa o segundo posto, com 79 casos suspeitos. Depois, aparece Caarapó, com 30 notificações. Em Bela Vista, foi registrado o último caso de morte.

Em Dourados há 7 casos notificados, porém só um caso de gripe foi confirmada, do subtipo H3N2.

PREVENÇÃO

A influenza ocorre com mais frequência nos meses do outono e inverno, quando as temperaturas caem. O melhor método de prevenção é tomar a vacina. Neste ano, 47.956 douradenses que se encaixam na população com mais risco de contrair a doença estão vacinados. O município ultrapassou a meta de cobertura vacinal, atingindo 86,41% do público-alvo durante a campanha nacional de vacinação, já encerrada.

Além de vacinar, é possível evitar a doença adotando algumas práticas de rotina, como higiene das mãos com água e sabão, abrir um pouco as janelas, e evitar aglomerações de pessoas. Aquele que já estiver com a gripe, não deve sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (ate cinco dias após o início dos sintomas) e evitar entrar em contato com outras pessoas suscetíveis. Caso não seja possível, usar máscaras cirúrgicas; evitar aglomerações e ambientes fechados (deve-se manter os ambientes ventilados); repouso, alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Dourados superou meta de vacinação contra Influenza e tem mantido a doença sob controleCrédito: A. Frota

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Carta de convocação

- Publicidade-