15 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Conheça os benefícios da prática regular de atividades físicas

- Publicidade -

07/09/2014 13h00

Os benefícios da prática correta de esportes são comprovados pelos inúmeros ganhos na saúde física e bem estar dos praticantes.

Os exercícios físicos sempre fizeram parte da rotina de dois irmãos, Angélica Cristina, 37, e Thiago Martins Lopes, 29, que têm a corrida como principal atividade.

“Eu corro desde quando era criança, lembro-me dos meus pais me levarem para maratonas infantis. Depois voltei a correr eventualmente, quando tinha uns 18 anos, e com 23 comecei a participar de algumas corridas de rua.

E este ano, fiz minha primeira maratona”, conta Thiago, que tem a corrida como aliada no controle de peso, de ansiedade e de estresse. “A corrida me acalma e me ajuda a relaxar”, completa.

De acordo com o Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde (CGDANT/MS), a prática regular de atividades físicas leva a uma melhora do condicionamento muscular e cardiorrespiratório, o que contribui para a diminuição do risco de doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose, fibromialgia, alguns cânceres, entre outras doenças.

Além dos efeitos sobre o corpo, a atividade física possui efeitos na saúde mental, contribuindo para a redução do estresse, melhora de quadros de depressão, aumento da autoestima e da sensação de bem-estar.

No processo de envelhecimento, uma rotina ativa é especialmente importante para a manutenção da autonomia nas atividades diárias e na prevenção do risco de quedas.

Angélica começou a correr em 2012 por incentivo do irmão e percebeu que a prática auxilia no emagrecimento e fornece mais disposição no dia-a-dia. Segundo ela, correr em companhia é um importante estímulo.

“Um incentiva o outro e percebi que, com a integração, ficamos mais unidos. Até nisso o esporte ajuda bastante”, afirma.

Linconl Miyoshi, 29 anos, de São Paulo, pratica musculação como principal atividade física e tem diversos cuidados na hora de executar os exercícios.

“Faço o alongamento, verifico os aparelhos e busco controlar os movimentos e a velocidade dos exercícios na medida do possível para realizar tudo certo”, explica Linconl, que só realiza os exercícios quando é acompanhado por um instrutor.

O CGDANT/MS alerta, ainda, que não é apenas o tipo de atividade que exige determinados cuidados, mas principalmente a intensidade da prática.

Em geral, estar bem alimentado e hidratado são os requisitos básicos para praticar atividades leves. Caminhadas, danças, jogos esportivos ou passeios de bicicleta, por exemplo, podem ser feitos de forma recreativa e sem a necessidade de vestimentas específicas.

Já para a prática destas e outras atividades em uma intensidade moderada ou intensa, é recomendado buscar orientação profissional e realizar uma avaliação geral de saúde.

No caso da corrida, diversos cuidados são necessários, incluindo a prescrição correta de ciclos de treinamento, trabalho adequado da musculatura específica, alongamentos, calçados apropriados, entre outras orientações que devem ser individualizadas e para as quais um profissional da área deve ser consultado.

Evite problemas com exercícios. Ginástica sem orientação pode provocar lesões nas articulações do joelho ou nos tendões, dores na coluna, nos ombros e pescoço, distensão muscular, desmaios e até paradas respiratórias.
(Blog da Saúde)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights