14.7 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Cuidados com a exposição ao sol devem continuar depois do verão

- Publicidade -

28/03/2015 10h00

Mesmo com o fim do verão, os cuidados com o sol para evitar o câncer de pele devem continuar. A professora, Iracléia Moreira, por exemplo, sabe bem disso.

Ela conta que teve esse tipo de câncer no ano passado porque abandonou os cuidados com a pele depois que a estação quente passou.

“Apareceu como se fosse uma espinha bem em cima do nariz, sangrava sempre, mas não cicatrizou, foi constatado que era câncer de pele e eu iniciei tratamento. Eu sempre trabalhei exposta ao sol e sempre tomei sol e o câncer de pele veio para mim bem oculto.

Eu tinha o protetor solar em casa, mas não tinha o hábito de usar todos os dias. Quando você tem o diagnóstico do médico a gente leva até um susto porque a gente não imagina que vai acontecer com a gente.”

Para evitar o câncer de pele, o chefe da Seção de Dermatologia do INCA, Instituto Nacional do Câncer, Dolival Lobão, recomenda manter os cuidados de proteção ao sol, mesmo depois do verão.

“Usar boné, usar óculos escuros, uso de roupas adequadas. Então, a nossa sugestão é isso. As pessoas, principalmente as pessoas de pele clara, que tenham que se expor ao sol por qualquer motivo, por trabalho ou por lazer, que sempre utilizem o foto protetor.

Devendo aplicar meia hora antes de cada exposição e deve ser reaplicado a cada duas horas. Então a pessoa tem que fazer a foto proteção.”

De acordo com o dermatologista do INCA, Dolival Lobão, 30% dos casos de câncer em 2015 vão ser de pele.“Comprovadamente, o sol é o grande provocador do câncer de pele.

Evidentemente, que existe uma pré-disposição individual genética de cada pessoa, mas os raios ultravioletas é que levam à formação do câncer de pele.

Para 2015, em torno de 30% do total dos cânceres vão ser na pele. Tudo que você fizer no sentido de se proteger do sol, principalmente as pessoas de pele muito clara, é valido.

Desde o uso de roupas adequadas, usar o filtro solar diariamente, tudo que você fizer, no sentido de evitar o contato direto do sol com sua pele, vale a pena.”

Segundo estimativa do INCA, o Brasil deve registrar, em 2015, cerca de 182 mil novos casos de câncer de pele não melanoma.

O câncer de pele não melanoma aparece no corpo em forma de, manchas que coçam, ardem, descamam ou sangram. Mas têm muitas chances de cura se for diagnosticado precocemente. Por isso, quem perceber esses sinais deve procurar imediatamente um médico.
(Agência Saúde)

Crédito: Syda Productions

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Extrato de Contrato

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights