12.3 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Dourados reduz em 57% o índice de infestação de dengue

- Publicidade -

19/07/2014 06h55 – Atualizado em 19/07/2014 06h55

O índice de infestação do mosquito transmissor da dengue atingiu neste mês de julho 1,2% em Dourados, segundo o Liraa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti). A proporção representa uma queda de 57%, no comparativo com o mês de maio, data do último levantamento quando o município atingiu índice de 2,8%.

A proporção de julho é a mais baixa atingida pelo município este ano, já que janeiro o Liraa apontou infestação de 2,1% e em março de 2,5%. Todos os índices são considerados de médio risco.

Para a realização do Liraa, os agentes dividem a cidade por macrorregiões e visitam uma a cada cinco casas de um a cada cinco quarteirões para obter amostras. A pesquisa apresenta um resumo que indica quais regiões possuem mais focos de infestação do Aedes Aegypti. Nesta edição do levantamento foram visitadas 3,4 mil casas, nas quais foram encontrados 49 focos positivos.

Os dados obtidos no Liraa são usados para direcionar os mutirões de combate à dengue, que se intensificam nos bairros que possuem mais focos e, portanto, onde há mais chance de pessoas serem infectadas. As próximas ações a serem realizadas com base no levantamento de julho é no Jardim Canaã I, dia 24, e no Jardim Água Boa, dia 25. Serão realizadas visitas domiciliares com trabalho educativo e borrifação de inseticidas.

Até lá, estes e os demais bairros não ficarão desassistidos. O trabalho frequente de prevenção contra a dengue continua fazendo parte das atividades de rotina dos agentes de endemias, que realizam fiscalizações e visitas domiciliares diariamente pela cidade.

Devido às atividades intensas de prevenção, com o apoio da população no cuidado com os quintais, o município tem conseguido reduzir a quantidade de mosquitos circulando e, consequentemente, os riscos de mais pessoas serem infectadas.

Combate à dengue é frequente em Dourados, o que tem colaborado para reduzir índice. (Foto: A. Frota)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights