26.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Ministério da Saúde reforça segurança da vacina contra o HPV

- Publicidade -

15/09/2014 07h42

A vacina contra o HPV é aplicada há mais de sete anos em cerca de 50 países do mundo. No Brasil, o Ministério da Saúde já protegeu mais de quatro milhões de meninas de 11 a 13 anos de idade.

De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, a vacina contra o HPV é totalmente segura e não representa riscos para a saúde.

“No mundo inteiro já foram aplicadas mais de 51 milhões de doses dessa vacina. Em nosso país, já foram mais de quatro milhões de doses.

A vacina é muito segura. Quando nós fazemos uma vacina nessa quantidade recomendamos que qualquer evento adverso seja registrado e encaminhado para que a gente analise.”

Sobre o caso das meninas que ficaram com dificuldade de locomoção após receberem a vacina contra o HPV, o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, esclarece que o episódio não tem nenhuma relação com os efeitos da dose.

“Provavelmente o que elas tiveram é o que é conhecido no mundo inteiro como uma síndrome de estresse pós-injeção, pós-vacina.

O que ocorre é um quadro emocional, relacionado pelo medo de tomar injeção, a ansiedade, e isso produz, vamos dizer assim, sintomas. Principalmente numa idade adolescente, que são emocionalmente mais instáveis.”

O Ministério da Saúde recomenda que a vacina contra o HPV, disponível nos postos de saúde, seja feita em três doses, com um intervalo de seis meses entre a primeira e segunda; e a terceira dose deve ser aplicada cinco anos após a primeira.
(Webrádio / Agência Saúde)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-