Bimboo

 

Previsão do Tempo

Dourados
+20°C
22/06/2012 17h42

OMS classifica fumaça do diesel como cancerígena

 

Chances de uma pessoa contrair câncer pelas emissões da fumaça do diesel são as mesmas de um fumante passivo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a fumaça do diesel como cancerígena.

A classificação se baseia em estudos divulgados pela Agência Internacional para Pesquisas sobre Câncer (IARC), órgão encarregado de estudar a doença.

De acordo com a agência de pesquisa, a chance de uma pessoa contrair câncer pelas emissões da fumaça do diesel são as mesmas de um fumante passivo. A conclusão foi baseada em estudos com animais e humanos.

A chefe da área de Câncer Ocupacional do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), Ubirani Otero, explica que a fumaça do diesel já era considerada potencialmente cancerígena.

“A mudança traz esse agente para o grupo 1, na mesma categoria do amianto, benzeno, formol e tabaco”, explica.

Os perigos afetam principalmente os trabalhadores expostos à fumaça, como caminhoneiros, mineiros e mecânicos, mas os níveis de poluição também atingem outros cidadãos.

De acordo com o IARC, a preocupação agora é como as cidades vão se adaptar para diminuir a emissão dos gases e, assim, proteger a saúde da população.

“A gente espera que esse diesel seja substituído por outro agente que possa cumprir a mesma função, mas que não contamine o ar e afete a saúde das pessoas”, avalia.

O órgão também sugere um esforço para diminuir a emissão dos gases.(Ministério da Saúde)


Envie seu Comentário

Antes de escrever seu comentário, Atenção! O Dourados Agora não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Restamcaracteres. * Obrigatório
 

As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.
Copyright © 2011 - DouradosAgora - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Lobo Tecnologia&Internet

logo-bimboo