16.7 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Período com baixa umidade do ar requer cuidados especiais

- Publicidade -

07/07/2015 11h28

Em algumas regiões do País, o inverno coincide com o período mais seco do ano. A baixa umidade aumenta a incidência de doenças respiratórias, como rinite alérgica e asma, além de problemas na pele, nos olhos e sangramento nasal.

As doenças respiratórias são as mais preocupantes, principalmente entre crianças e idosos pela fragilidade do organismo. Para este grupo de pessoas existe uma chance maior de complicação.

Por isso, o cuidado precisa ser redobrado e, ao sinal de mal-estar, deve-se buscar acompanhamento médico.

Nosso organismo é composto por, aproximadamente, 70% de água e, principalmente nesta época, é fundamental ter cuidado com a hidratação.

A água é o componente fundamental de todas as células do organismo. Ela ajuda a regular a temperatura corporal e o funcionamento dos órgãos, elimina toxinas, ajuda na lubrificação de mucosas e age como um veículo de transporte de nutrientes.

Por isso, a pessoa deve se hidratar bem, preferencialmente com água, sucos naturais e água de coco.

Nesta época do ano, é importante levar consigo sempre uma garrafinha contendo água fresca, assim a hidratação é mantida o dia todo.

As vias aéreas e os olhos também podem incomodar pela falta de umidade. Eventualmente, é possível aliviar os sintomas usando soro fisiológico para gotejamento no nariz e nos olhos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera como situação de alerta quando a umidade relativa do ar cai para menos de 30%.

Por isso, deve-se evitar atividades físicas externas no período de maior exposição ao sol. De acordo com o Ministério da Saúde, durante a seca, a população deve evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10 horas da manhã e 4h da tarde.

A jornalista Lívia Faria, 29 anos, mora em Brasília e todos os anos toma medidas preventivas para passar pelo período de seca com mais tranquilidade.

”Sou muito alérgica, por isso preciso ficar atenta. Uso umidificador ou coloco um balde de água no quarto. Meus lábios também ressecam bastante, então reforço o consumo de água e aplico um hidratante labial mais potente”, conta.

O sangramento nasal também é comum durante a seca. Em caso de sangramento, a primeira medida a ser tomada é sempre conter, pressionando a narina do lado que está sangrando por alguns minutos, esperando que pare espontaneamente.

Se o sangramento for mais agudo, o conselho é usar um tampão nasal, que pode ser feito com um algodão, papel higiênico macio ou lenço de papel.

Caso o sangramento não pare, é necessário recorrer ao serviço de saúde. Alguns medicamentos e condições, como a hipertensão, podem piorar os quadros de sangramento.

UMIDADE RELATIVA DO AR.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a umidade do ar ideal compreende a faixa entre 50 e 80%.

Entretanto, em algumas épocas do ano, como no inverno, ela tende a cair, inclusive, abaixo de 30%. As regiões Centro-Oeste e Sudeste são, geralmente, as mais prejudicadas.

A umidade relativa do ar equivale a quanto de água na forma de vapor existe na atmosfera, tendo como referência o total máximo que poderia existir.

Ela é inversamente proporcional à temperatura, assim, quanto mais quente, mais seco o tempo e quanto mais frio, mais úmido fica.

A umidade do ar é mais baixa principalmente no final do inverno e início da Primavera. Os picos acontecem no período da tarde, entre 12 e 16h.

Problemas decorrentes da baixa umidade do ar:

(§) Complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas;

(§) Sangramento pelo nariz;

(§) Ressecamento da pele;

(§) Irritação dos olhos;

(§) Eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos;

§) Aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas

Vejam agora os cuidados a serem tomados:

(§) Ingerir bastante líquido;

(§) Espalhar panos ou baldes com água em ambientes da casa, principalmente no quarto, ao dormir, ou utilizar umidificadores de ar;

(§) Lavar nariz e olhos com soro fisiológico algumas vezes ao dia;

(§) Trocar comidas com muito sal ou condimentos por alimentos mais saudáveis;

(§) Usar creme hidratante na pele, e creme sem enxágue em cabelos não-oleosos;

(§) Evitar exercícios físicos entre as 10 da manhã e 5 da tarde;

(§) Evitar grandes aglomerações;

(§) Evitar carpetes ou cortinas que acumulem poeiras;

(§) Evitar roupas e cobertores de lã ou com pelos;

(§) Evitar exposição prolongada à ambientes com ar condicionado;

(§) Manter a casa higienizada, arejada e ensolarada;

(§) Não provocar queimadas.

Umidade abaixo de 12% – Estado de Emergência:

(§) Observar as recomendações acima;

(§) Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência;

(§) Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas, etc, entre 10 e 16 horas;

(§) Durante as tardes, manter os ambientes internos úmidos, principalmente quarto de crianças, hospitais etc.(Portal Brasil / www.defesacivil.ba.gov.br)

www.defesacivil.ba.gov.br

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights