31.9 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Pesquisa da Unesp enfoca homeopatia no SUS

- Publicidade -

14/07/2014 15h11

Especialista desenvolve estudo inovador

A médica homeopata Renata Lemônica desenvolveu um estudo inovador sobre homeopatia no cenário nacional frente à Política de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS. A pesquisa será apresentada dia 16 de julho na Faculdade de Mediina (FM) da Unesp, Câmpus de Botucatu.

O estudo “Compreendendo o Impacto das Diretrizes Propostas pela PNPIC em Serviços de Homeopatia do SUS” teve como objetivo compreender o impacto das diretrizes propostas por essa política em serviços de homeopatia do SUS, que já caminhavam em seu processo de consolidação. Foram entrevistados médicos homeopatas coordenadores ou gestores de sete serviços de homeopatia da região Sudeste do Brasil.

De acordo com o levantamento, pode-se observar que, perante um processo de construção e estruturação peculiar dos serviços de homeopatia dentro do sistema médico brasileiro, avanços e estagnações foram percebidos após a introdução da PNPIC. No entanto, chama atenção como a PNIPIC criou uma expectativa nos serviços de homeopatia já instituídos em relação a financiamentos que não vieram a ocorrer.

A tese de mestrado da médica homeopata também aponta que obstáculos de ordem operacional se apresentam, como: implantação e ampliação de oferta de atendimento homeopático ainda mostram-se dependentes de desejos pessoais de gestores; dificuldade de acesso aos medicamentos homeopáticos na rede pública; pouca oferta de ensino e formação de profissionais homeopatas; pouco incentivo a pesquisas e divulgação de dados sobre a homeopatia, entre outros.

Além desses dados, foram mapeados também todos os Serviços de Homeopatia existentes trano Brasil e cadasdos no DATASUS (Departamento de Informática do SUS), observando e analisando sua distribuição. Notou-se que as diretrizes homeopáticas contidas na PNPIC impactam ainda de modo limitado dentro dos Serviços de Homeopatia, sem garantir as condições adequadas dentro do SUS, para que estes Serviços se fortaleçam e garantam atendimento integral aos seus usuários.

“Este novo cenário ainda apresenta uma série de desafios para a concretização de todo potencial que as Políticas Complementares e Integrativas podem trazer para a busca integral à saúde dentro do SUS, evidenciando que seus recursos ainda estão sendo subutilizados. Torna-se necessário encontrar meios de viabilizar e transformar em ações, toda capacidade transformadora contida na PNPIC”, avalia Renata Lemônica, autora do trabalho.

O trabalho, assim como Lemônica, serviram de fonte de informação para uma matéria que foi capa da Revista Unesp Ciência em outubro de 2013.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights