26.2 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Pneumonia ainda mata quase um milhão de crianças por ano

- Publicidade -

14/11/2014 10h43

Pneumonia ainda mata quase um milhão de crianças por ano, diz UNICEF

Ações estratégicas para combater a pneumonia, como campanhas de vacinação mundiais, principalmente nos países mais pobres, fizeram com que o índice de mortes pela doença caísse 44% desde 2000, informou o Fundo da ONU para a Infância (UNICEF), na ocasião do Dia Mundial contra a Pneumonia, comemorado globalmente na quarta-feira (12).

“Embora os números estejam em declínio, não há espaço para complacência”, afirmou o diretor de programas globais de saúde do UNICEF, Mickey Chopra, alertando que a pneumonia ainda é uma das principais causas de morte de crianças, respondendo por 15% do total ou a quase 1 milhão de crianças por ano.

Segundo o UNICEF, a pobreza é o principal fator de risco para as crianças contraírem pneumonia. A poluição do ar doméstico devido ao uso de combustíveis sólidos como madeira, esterco ou carvão para cozinhar ou aquecer o ambiente, o excesso de pessoas vivendo sob o mesmo teto e a irrelevância dada a imunização por parte dos pais, são as causas que mais contribuem para que o número de incidências cresça.

Para tentar reverter esta situação, a agência da ONU destacou que os esforços globais devem se concentrar nas comunidades pobres e vulneráveis, através de medidas simples como educar para amamentação precoce e exclusiva; campanhas de vacinação; e o fornecimento de micronutrientes.

“Fechar a lacuna da desigualdade social no tratamento é crucial para diminuir o número de mortes evitáveis de pneumonia”, acrescentou Chopra.(ONU)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights