21.8 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Serviços de hemoterapia tem regulamento atualizado

- Publicidade -

15/07/2014 11h24

Resolução reforça conceitos quanto à adoção das Boas Práticas no Ciclo do Sangue e acentua diretrizes da OMS.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou o regulamento sanitário para serviços relacionados ao ciclo produtivo do sangue.

A Anvisa publicou, em 16 de junho, a norma que atualiza os requisitos para os serviços de hemoterapia e harmoniza as regras ao regulamento proposto pelo Ministério da Saúde, que é responsável pela condução da política de sangue e hemoderivados do País.

No processo de revisão, foram realizadas alterações relacionadas à redação da norma, no intuito de melhorar o entendimento conceitual.

A Resolução atualizada, que foi submetida à Consulta Publica, reforça conceitos quanto à adoção das Boas Práticas no Ciclo do Sangue e acentua as Diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Uma alteração significativa do novo regulamento foi a implantação do Teste de Ácido Nucléico (NAT) desenvolvido no Brasil para triagem de doadores nos serviços de hemoterapia.

Este teste possibilita a detecção direta de RNA (ácido ribonucleico) ou DNA (ácido desoxirribonucleico) de agentes infecciosos, como o vírus da Imunodeficiência Humana tipo 1 (HIV-1), da Hepatite C (HCV), entre outros.

“No caso da triagem laboratorial para o HIV, os testes sorológicos atuais conseguem detectar antígenos e anticorpos num prazo de aproximadamente 14 dias.

Já a pesquisa de material genético do vírus por tecnologia NAT consegue detectar a presença do patógeno por período de 11 dias aproximadamente|”, destaca o gerente-geral de Sangue, Outros Tecidos, Células e Órgãos da Anvisa, João Paulo Baccara.
(Escola Nacional de Saúde Pública)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights