18.4 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Solidão faz tão mal à saúde quanto a obesidade

- Publicidade -

27/03/2015 08h43 – Atualizado em 27/03/2015 08h43

Do Estadão

Que a solidão faz mal à saúde, isso não é novidade para ninguém. Nas últimas décadas, as pesquisas científicas já associaram os males de ficar só, especialmente na velhice, a uma incidência maior de doenças, como distúrbios cardiovasculares, problemas de imunidade e depressão.

Agora, pesquisadores atribuem à vida solitária danos à saúde tão sérios quanto a obesidade, entre eles, encurtar a longevidade. O estudo da Brigham Young University, nos Estados Unidos, alerta que a solidão e o isolamento social afetam a expectativa de vida de forma tão severa quanto outros maus hábitos da vida moderna. “O efeito é comparável à obesidade, uma questão de saúde pública”, disse a principal autora do estudo, Julianne Holt-Lunstad. O levantamento envolveu o cruzamento de dados de mais de três milhões de pessoas e foi publicado na revista científica Perspectives on Psychological Science.

No estudo da Brigham Young University, a definição de solidão vai desde estar rodeado de pessoas, mas sentir-se sozinho, até viver isoladamente de fato.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights