26.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Substâncias químicas causam 1 milhão de mortes por ano

- Publicidade -

07/05/2015 13h00

Substâncias químicas causam 1 milhão de mortes por ano, segundo Pnuma

Agência da ONU pedem limitação do uso desses agentes; existem cerca de 100 mil substâncias químicas; pessoas podem ser contaminadas ao lidar com o descarte de produtos eletrônicos.

Debates na sede da ONU em Genebra nesta semana buscam encontrar uma solução para o “tsunami” de lixo eletrônico gerado por ano e para limitar o uso de substâncias químicas no mundo.

O Programa da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma, calcula que quase 42 milhões de toneladas de lixo eletrônico foram descartadas no ano passado.

Muitas pessoas acabam sendo contaminadas por substâncias tóxicas encontradas em produtos eletrônicos.

Mortes

O Pnuma destaca também que existem pelo menos 100 mil agentes químicos, mas o nível de perigo de muitas substâncias continua desconhecido.

A agência da ONU faz outro alerta: são mais de 1 milhão de mortes que ocorrem por ano, após as vítimas serem intoxicadas por substâncias químicas. Em Genebra, o diretor da agência da ONU, Achim Steiner, falou sobre as consequências letais.

Saúde

Steiner explicou que alguns químicos que afetam o sistema “endócrino podem confundir ou imitar hormônios” e assim, causar danos significativos ao corpo. Os impactos afetam também o QI, órgãos e a saúde de muitas maneiras.

A principal proposta das conversas em Genebra é melhorar as três convenções internacionais sobre o controle e descarte de químicos perigosos.
(Rádio ONU em Genebra)

Substâncias químicas. Foto: Pnuma

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-