Bimboo

 

Previsão do Tempo

Dourados
+20°C
11/07/2012 16h19

Tempo seco é o principal fator que leva a infecção de garganta. Saiba como evitar

 

Uma das infecções mais comuns no tempo seco é a irritação na garganta. A doença é geralmente causada por vírus em momentos que a amídala está ressecada.

O frio e os alimentos gelados, como sorvetes, não estão relacionados à inflamação.

O coordenador de pneumologia do Hospital Conceição, vinculado ao Ministério da Saúde, Maurício Leite, explica que, em alguns casos, o problema pode levar à morte.

Isso acontece porque, em alguns casos, a inflamação pode obstruir o canal respiratório, principalmente em crianças pequenas.

“O ressecamento expõe o tecido que protege a mucosa a diversos agressores. Os vírus são os primeiros a entrar e na persistência, podem favorecer a chegada de uma bactéria que pode agravar a infecção”, explica.

Engana-se quem pensa que o principal fator que leva à infecção é o frio. “O principal fator é o inverno, não pelo frio em si, mas pelo ar ressecado”, ensina Leite.

Antigos mitos, como evitar sorvetes e andar com os pés-descalços também não influenciam.

Como a inflamação está relacionada ao ambiente seco, para evitar a enfermidade, é preciso umedecer o ambiente.

A dica é colocar sempre uma bacia de água ou uma toalha molhada próximo à cama antes de dormir e até pequenos panos úmidos na baia de trabalho. O umidificador de ar também cumpre essa função.

O ar-condicionado é o grande inimigo para os que querem evitar a infecção.

“Um dos motivos que ele faz o ar resfriar é por ressecá-lo. Por isso o ar-condicionado é um vilão. O que acontece é que as pessoas confundem isso com o frio”, conclui o pneumologista.(Ministério da Saúde)


Envie seu Comentário

Antes de escrever seu comentário, Atenção! O Dourados Agora não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Restamcaracteres. * Obrigatório
 

As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.
Copyright © 2011 - DouradosAgora - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Lobo Tecnologia&Internet

logo-bimboo