28.1 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Comunidade judaica vai homenagear vítimas do Holocausto

- Publicidade -

26/01/2015 09h14 – Atualizado em 26/01/2015 09h14

A Confederação Israelita do Brasil (Conib) e a Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ) vão promover amanhã (dia 27 de janeiro), às 19 horas, no Palácio do Itamaraty/RJ, cerimônia por ocasião do “Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto”, solenidade instituída pela ONU. Na ocasião, serão lembrados os seis milhões de judeus assassinados e os 70 anos da libertação do campo de extermínio de Auschwitz, a maior máquina da barbárie nazista. Diplomatas franceses participarão de homenagem aos mortos nos ataques terroristas em Paris. Também estarão presentes sobreviventes do Holocausto e representantes de outras comunidades vítimas do nazismo, além de autoridades federais, estaduais e municipais.

Na mesma noite, o Palácio do Itamaraty abrigará uma exposição organizada pela Embaixada da Polônia em homenagem a Jan Karski, herói da Resistência polonesa, que apresentou um relatório sobre o Holocausto para Churchill e Roosevelt. Seu apelo por ajuda aos judeus foi recebido, mas ignorado. Suas tentativas de frear o Holocausto e, posteriormente, de informar ao mundo sobre a indiferença dos Aliados foram reconhecidas pelo Yad Vashem – Museu do Holocausto em Jerusalém, que lhe honrou com a medalha dos “Justos Entre as Nações”.

A data que lembra mundialmente o Holocausto, criada em 2005 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, marca justamente o dia em que tropas soviéticas libertaram o campo de extermínio de Auschwitz, na Polônia, em 27 de janeiro de 1945. A ONU, em resolução apoiada pelo Brasil, pede aos países-membros que elaborem programas de educação sobre o Holocausto e “condena sem reservas todas as manifestações de intolerância religiosa, de incentivo ao ódio, de perseguição ou de violência contra pessoas ou comunidades por causas étnicas ou religiosas e rejeita qualquer negação do Holocausto como fato histórico”.

####Serviço

Clique aqui para assistir a um programa especial sobre Auschwitz produzido pela GloboNews

Comunidade judaica vai homenagear vítimas do Holocausto

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-