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sexta-feira, 29 de março de 2024

Conheça os diferentes tipos de escola e de educação

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02/05/2015 15h28

As escolas são bem diferentes umas das outras. Não apenas porque uma tem campinho de futebol e a outra não tem, ou porque uma oferece aulas de balé e, a outra, de capoeira. A principal diferença está na linha pedagógica que cada uma segue.

Isso significa que são os projetos educativos que direcionam toda a metodologia da escola: desde a maneira como os professores agem e se relacionam com os alunos, até a forma como o conteúdo vai ser transmitido na sala de aula.

A seguir, você vai conhecer as principais linhas pedagógicas e poder identificar qual é a da sua escola. Confira:

Tradicional

O professor é a figura central, que ensina as matérias e cobra a resposta dos alunos, geralmente por meio de avaliações. Essa linha tem grande foco no conteúdo (dever de casa, provas, etc) e privilegia a preparação para o vestibular desde o início do currículo escolar. Seus defensores enfatizam que uma sólida base de informação é fundamental para formar alunos críticos e questionadores.

Construtivista

O saber não é transmitido apenas pelo professor, os estudantes são incentivados a serem independentes e pró-ativos no processo de aprendizagem e também constroem o próprio conhecimento, formulando hipóteses, perguntas e resolvendo problemas.

Montessoriana

Essa metodologia, criada pela educadora italiana Maria Montessori, prevê que o aluno utilize o conhecimento que já tem para assimilar novos conceitos.

As atividades são sugeridas e orientadas pelo professor, que deixa que a própria criança se corrija para adquirir maior autoconfiança. Os alunos devem cumprir os módulos obrigatórios para avançar os estudos.

Waldorf

O professor Gilberto Lacerda explica que a pedagogia Waldorf prioriza o desenvolvimento físico, social e individual das crianças e estimula as atividades práticas, como marcenaria e culinária.

É contra o uso da televisão e de brinquedos industrializados, prefere dar aos alunos pedaços de madeira para que eles os transformem em brinquedos.

A trajetória do aluno é composta por ciclos de sete anos, nos quais cada criança tem um tutor.(Plenarinho – Câmara dos Deputados)

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