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quinta-feira, 25 de abril de 2024

Controle de velocidade será debatido nesta semana no Dnit

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08/12/2014 13h42

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) realizará, nos dias 11 e 12 de dezembro, o “Workshop Programa Nacional de Controle Eletrônico de Velocidade – PNCV”, em Brasília.

O objetivo é difundir conceitos, apresentar tecnologias voltadas ao controle de tráfego, promover debates com foco na integração de instituições e nos reflexos do programa na segurança viária.

O Dnit pretende priorizar, na nova proposta, as travessias de cidades, principalmente aquelas em que o crescimento, aliado à falta de planejamento e de políticas públicas de uso do solo, tem provocado o surgimento de núcleos urbanos maiores às margens das rodovias federais.

Esses núcleos incrementam as atividades socioeconômicas e de interações entre elas, promovendo, consequentemente, um aumento de deslocamentos a pé e de mais necessidade para o tráfego local. Essas condições conflitam com o tráfego de longa distância, gerando impactos na segurança viária, na mobilidade, na acessibilidade e no meio ambiente.

O controle de velocidade é mais uma iniciativa do Dnit para aumentar a segurança dos usuários de rodovias federais, definido a partir de estatísticas da autarquia.

Estatísticas

Em todo o mundo, diversos estudos comprovam as vantagens da redução da velocidade para um trânsito mais seguro. De acordo com dados da Conferência Global sobre o Uso da Tecnologia para Aumentar a Segurança nas Rodovias, realizada em Moscou em 2009, reduzir a velocidade em 1% leva a uma diminuição de 2% no número de feridos leves, 3% menos feridos graves e 4% menos mortos.

As vantagens também são econômicas. Uma pesquisa do Instituto de Pesquisas Rodoviárias do Dnit apontou que, em 2008, foram gastos, aproximadamente, R$ 6,4 bilhões com acidentes nas rodovias federais.

Esse custo é medido levando em consideração uma série de fatores: tratamento médico-hospitalar, danos causados aos veículos, prejuízos gerados com os congestionamentos que os acidentes provocam, a perda de rendimentos futuros em caso de morte, invalidez ou incapacidade temporária das vítimas trabalharem, a operação dos sistemas de atendimento e até mesmo os custos subjetivos causados pela dor e o sofrimento das pessoas.

Controle Eletrônico de Velocidade

Implantado em 2011 o atual Plano Nacional de Controle Eletrônico de Velocidade (PNCV) conta, atualmente, com 2.696 equipamentos eletrônicas distribuídos nos 64 mil quilômetros de rodovias federais sob responsabilidade do Dnit. Incluído no PAC, o Programa conta com investimentos da ordem de R$ 773,4 milhões para cinco anos de operação.

São três tipos de equipamentos, sendo que dois deles funcionam em áreas urbanas (Controlador de avanço de sinal vermelho e os REVs, também conhecidos como Lombada Eletrônica). O outro tipo são os radares discretos instalados nas áreas rurais das rodovias, com o objetivo manter os veículos dentre dos limites de velocidade considerados seguros para a via e respeitar a lei de trânsito.

Benefícios

Nas primeiras análises feitas pela Coordenação Geral de Operações Rodoviárias do Dnit, em 2012, já surgiram os indicativos dos benefícios que o Plano Nacional de Controle Eletrônico de Velocidade podia trazer aos cidadãos brasileiros.

Nos quatro primeiros meses de 2011, o PNCV tinha apenas 39 equipamentos em operação. No mesmo período de 2012, 630 aparelhos estavam inibindo o excesso de velocidade em todo o Brasil. De janeiro a abril de 2012, houve 2.405 acidentes a menos que no mesmo período de 2011. A redução do número de registros com vítimas fatais chegou a 4,9 % em todo o Brasil, conforme os dados fornecidos pela Polícia Rodoviária Federal.

A redução foi mais significativa justamente nos dois estados da federação que tinham mais fiscalizadores eletrônicos funcionando no período analisado. No período comparado de 2011 e 2012, Goiás teve uma redução de 26% no total de acidentes com mortes, 14,7% nos registros com feridos, 7,5% nos acidentes sem vítimas e 11,6% no total geral.

Em Minas Gerais, estado com maior extensão de rodovias federais, os dados da PRF indicavam que a redução do número de acidentes com mortes de 15%, no período comparado dos dois anos. A redução nas ocorrências com feridos foi de 6,7%, o de registros sem vítimas caiu 6,8% e no total de acidentes a queda foi de 7%.

Inscrições

O Workshop é gratuito e direcionado aos órgãos de trânsito, órgãos de controle, empresas, técnicos, gestores, legisladores e cidadãos preocupados com a segurança viária. Para participar basta preencher e enviar a inscrição.
(Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes)

Novo PNCV deve priorizar as travessias urbanasDivulgação/DNIT

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