18.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Ebola já matou mais de 1,2 mil no mundo; MS vai monitorar casos suspeitos

- Publicidade -

19/08/2014 10h01 – Atualizado em 19/08/2014 10h01

Ebola já matou mais de 1,2 mil no mundo; MS vai monitorar casos suspeitos em 20 cidades

Casos suspeitos, pessoas que tiveram contato e locais serão acompanhados

A Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica do Estado de Mato Grosso do Sul passa a monitorar casos suspeitos de ebola em nove municípios – Campo Grande, Bela Vista, Bonito, Corumbá, Dourados, Mundo Novo, Ponta Porã, Porto Murtinho e Três Lagoas

De acordo com o protocolo, serão monitorados durante 21 dias, pacientes com suspeita de infecção e pessoas que tiveram contato com a pessoa, além de locais onde passou para identificar o Local Provável de Invecção (LPI).

Segundo a diretora de vigilância epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde, Bernadete Lewandowski, as cidades foram escolhidas de acordo com o fluxo de pessoas e fronteira com outros países. Conforme o Campograndenews, para estas cidades, a vigilância já pediu o equipamento de proteção individual, que serão utilizados por médicos e enfermeiros, dando prioridade aos municípios fronteiriços.

Epidemia

A epidemia de ebola já causou 1.229 mortes, 84 das quais entre 14 e 16 de agosto, informou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS). Apesar da mobilização internacional, os números apontam para uma forte progressão da doença. No mesmo período em que aconteceram as 84 mortes, 113 novos casos foram registrados, incluindo confirmados, prováveis e suspeitos. O último balanço foi divulgado hoje em Genebra.

Desde o início da epidemia, em março, a OMS contabilizou 2.240 casos, dos quais 1.229 resultaram em morte. A Libéria é o país mais afetado nos últimos dias, com 53 das mortes ocorridas entre 14 e 16 de agosto. Ao todo, o país já teve 466 mortes e 834 casos registrados.

A epidemia teve origem na Guiné-Conacri, onde já foram contabilizados 543 casos e 394 mortes, sendo 14 delas no último período de três dias pesquisado. Em Serra Leoa, já são 848 casos com 365 mortes, sendo 17 entre 14 e 16 de agosto.

Na Nigéria, país mais populoso da África, onde a doença chegou por último, nenhuma morte foi registrada nos últimos dias. Apesar disso, três novos casos estão sendo investigados. No total, 15 casos e quatro mortes foram contabilizados.

A OMS decretou, em 8 de agosto, estado de emergência de saúde pública mundial contra a epidemia de febre hemorrágica e recomendou medidas de exceção nos países afetados. (Da Agência Brasil)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Carta de convocação

- Publicidade-