18.4 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Audiência debate nesta 5ª o alto preço dos combustíveis

- Publicidade -

09/09/2015 16h55 – Atualizado em 09/09/2015 16h55

Da redação

Com o nome “Preço dos combustíveis: Queremos saber a verdade!”, será realizada nesta quinta-feira, 10 de setembro, às 13h30, no plenário da Assembleia Legislativa em Campo Grande, uma audiência pública proposta pelo deputado estadual José Carlos Barbosinha (PSB), que tem como foco levantar a questão do abuso dos valores dos combustíveis praticados nos municípios de Mato Grosso do Sul, principalmente nos postos da cidade de Dourados, onde o preço registrado é ainda maior que o da Capital.

Segundo Barbosinha, é preciso esclarecer as dúvidas da população em relação a diferença do preço dos combustíveis praticados no Estado. “Queremos saber como vem sendo feita a fixação de valores dos combustíveis nos municípios do interior, conhecer o impacto do frete e dos tributos cobrados, pois surgindo evidências de formação de cartel, há a possibilidade de instalarmos uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar”, adiantou o deputado.

Não é de hoje que os douradenses reclamam do valor do combustível. Segundo pesquisa da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Dourados vende o combustível mais caro do Estado, em média 20% maior em relação a Campo Grande, por exemplo.

Do lado dos consumidores e do senso popular, a alegação é de cartel. Na versão dos varejistas, isso não passa de lenda urbana e o custo elevado dos combustíveis é motivado pelo impacto da relação de postos por usuários, do frete e da carga de impostos cobrados sobre os preços.

“Propusemos essa audiência justamente para esclarecer essas e outras dúvidas e entender por que esses valores são praticados em nosso Estado. Se a questão é de frete, por exemplo, qual o motivo de encontrarmos o litro da gasolina comum por R$ 2,90 em Campo Grande e na cidade de Bandeirantes, distante apenas 70 quilômetros, essa mesma proporção de combustível custar R$ 3,42? Como se justifica essa disparidade? Por isso o nome da audiência é ‘preço dos combustíveis: queremos saber a verdade’”, explicou o deputado João Grandão que, juntamente com Barbosinha, está propondo a audiência pública.

Preço dos combustíveis em MS estará em debateFoto: Divulgação

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights