31.9 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Boi, suíno e frango no primeiro bimestre de 2015

- Publicidade -

01/03/2015 15h00

O ganho é pequeno, de pouco mais de meio por cento e, portanto, inexpressivo. Mas pela primeira vez nos últimos 4 meses o frango vivo encerra um mês (fevereiro) com preço nominal médio superior ao de idêntico período do ano passado.

Além disso, comparativamente ao último preço de 2014, completa o bimestre com desempenho superior ao do boi e do suíno.

Pois enquanto a cotação deste último se encontra no momento mais de 25% abaixo da que foi registrada em 31 de dezembro passado e o boi praticamente mantém a mesma cotação daquela data, o frango vivo obtém ganho pouco superior a 2%.

Porém, todos os possíveis ganhos do frango vivo cessam aí. Porque ele completa os dois primeiros meses de 2015 com preço inferior aos registrados em idênticos bimestres de 2014 e de 2013, fato que não ocorre com boi e suíno.

Assim, frente a um incremento superior a 23% do boi e a uma estabilidade (nominal) do suíno (+1%), o preço médio do frango vivo no período enfrenta retração de mais de 2,5%.

Essa diferença se acentua quando o foco é o primeiro bimestre de 2013. Pois, de lá para cá, o valor médio do boi aumentou quase 50%, o do suíno perto de 8% e o do frango.

Bem, o bimestre está sendo completado com um valor médio quase 20% menor que o registrado em janeiro-fevereiro de 2013.

Adicione-se à conta uma inflação que já não está muito distante dos 15% (dois anos) e tem-se o ganho atual proporcionado pelo frango. Profundamente aviltado.
(Avisite)

 Avisite

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights