22.5 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Brasil quer antecipar acordo de retirada de tarifas do Mercosul

- Publicidade -

26/07/2014 08h26

Brasil quer antecipar acordo de retirada de tarifas do Mercosul

A presidente Dilma Rousseff participará, na próxima terça-feira, da reunião de cúpula do Mercosul, a primeira desde que a Venezuela entrou no grupo e o Paraguai retornou, depois da suspensão motivada pela destituição do então presidente Fernando Lugo, em 2012.

Na reunião, o governo brasileiro vai propor a antecipação da retirada das tarifas de importação dos países do Mercosul com Chile, Peru e Colômbia. Pelo acordo entre o bloco econômico e os três países, isso só ocorreria em 2019.

Vamos discutir uma proposta de antecipação dos cronogramas de desgravação (redução de tarifas) dos países do Mercosul com Colômbia, Peru e Chile.

Já há acordo para levar a tarifa a zero até 2019. Trata-se agora de discutir no Mercosul e depois sugerir aos países (Colômbia, Peru e Chile) a antecipação do cronograma de desgravação de 2019 para 2014 – disse o embaixador Antônio Simões, subsecretário-geral da América do Sul, América Central e Caribe.

O embaixador disse que, entre 2002 e 2013, o comércio do Brasil com os colombianos cresceu 300%, com os peruanos aumentou 389% e com os chilenos subiu 200%.

A antecipação do cronograma será tratada na reunião, mas não deverá ser anunciada decisão na terça-feira, porque ainda será necessário negociar com o três países envolvidos.

A cúpula do Mercosul seria em dezembro, mas foi adiada por dificuldade de agenda dos cinco presidentes. No encontro, também serão discutidas as negociações do acordo entre Mercosul e União Europeia.
(O Globo)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-