14.4 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

CMN facilita aplicações de estrangeiros no mercado financeiro nacional

- Publicidade -

30/09/2014 17h00

Os investidores estrangeiros terão facilidade, a partir do próximo ano, para aplicar recursos no mercado financeiro e de capitais brasileiro.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou ontem (29) resolução que autoriza não residentes no país a usar contas mantidas no Brasil para fazer aplicações. Eles também poderão emitir ordem de pagamento do exterior, em reais.

Até agora, apenas empréstimos e financiamentos no exterior e investimentos diretos (vinculados à geração de empregos) contavam com a possibilidade.

Os aplicadores financeiros internacionais precisavam fazer duas operações de câmbio. Primeiro, transferindo recursos da conta no Brasil para o exterior.

Em seguida, convertendo moeda estrangeira em reais para ingressar no país. A mudança está prevista para entrar em vigor em 2 de março de 2015.

A resolução também autoriza companhias brasileiras que lancem certificados de depósito nas bolsas de valores do exterior a usarem quaisquer valores mobiliários para lastrear os instrumentos chamados depositary receipts (DR).

Até agora, os DR podiam estar atrelados apenas a ações. Pela nova regra, os títulos emitidos pelas empresas – como debêntures e letras financeiras – também poderão servir de base para esses tipos de depósito.

Segundo o Banco Central (BC), as mudanças pretendem simplificar procedimentos e dar maior clareza a esses procedimentos.

De acordo com o órgão, as alterações contribuem para reduzir custos e aumentar a segurança jurídica das aplicações financeiras de estrangeiros no país.

O BC e a Comissão de Valores Mobiliários precisarão emitir normas adicionais até março, quando as novas regras entrarem em vigor.(Agência Brasil)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Extrato de Contrato

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights