21.2 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Demanda pelo transporte aéreo doméstico cresce 6,4% em outubro

- Publicidade -

26/11/2014 12h00

A demanda pelo transporte aéreo em voos nacionais cresceu 6,4% em outubro, na comparação com o mesmo mês de 2013, segundo a Associação Brasileiras das Empresas Aéreas (Abear).

Os dados levam em conta o número de passageiros pagantes por quilômetro percorrido, nas empresas Avianca, Azul, TAM e Gol.

No total, essas companhias aéreas embarcaram 7,3 milhões de passageiros no mês passado, um aumento de 6,7% em relação a outubro de 2013.

O percentual em questão leva em conta os passageiros não pagantes, como familiares de funcionários das companhias aéreas, por exemplo. A oferta de voos, em outubro, também apresentou alta de 2,6%.

A taxa de ocupação foi, no mês passado, 80,8%, percentual próximos aos padrões internacionais, na visão do presidente da Abear, Eduardo Sanovics.

Para os destinos internacionais, a demanda mostra alta de 3,5%, em outubro, na comparação com outubro de 2013.

Foram embarcados 427 mil passageiros, alta de 6,9% sobre o mesmo período do ano passado. A oferta de viagens para o exterior cresceu 0,5%. A taxa de ocupação ficou em 85%.

O presidente da Abear espera tranquilidade nas operações aéreas durante a alta temporada que se aproxima, entre dezembro deste ano e fevereiro de 2015.

“Nós tivemos uma prova bastante interessante na Copa. Não é para qualquer país os resultados que tivemos. [A alta temporada] tende a ser ainda mais tranquila que o ano passado”, avalia.

Entre as medidas a serem adotadas pelas empresas aéreas, está o aumento da quantidade de voos nesse período de grande procura. A Gol oferecerá 4 mil voos extras, partindo das principais origens – São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília – em direção ao Nordeste.

A Tam informou que oferecerá mil voos extras com destino, principalmente, às regiões Norte e Nordeste. Serão disponibilizados, também, 150 voos internacionais para atender à demanda, sobretudo nas rotas para Miami e Orlando, nos Estados Unidos.

O presidente da Abear disse que não acredita num grande crescimento de demanda no final do ano, mas uma manutenção do crescimento obtido nos últimos meses. “Este ano, a demanda tem crescido pouco mais de 5% mês a mês, e isso não deve mudar.

Não achamos que vai ser um verão explosivo, mas os números [da aviação] vêm se comportando de maneira estável, mais expressivos que os números gerais da economia”, declarou.(Agência Brasil)

Com crescimento de voos nacionais, representante de associação do setor aéreo espera um atendimento das companhias tranquilo durante o período de verão (José Cruz/Agência Brasil)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights