19.1 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Demanda por transporte aéreo doméstico cresce por quase dois anos consecutivos

- Publicidade -

02/08/2015 12h00

A demanda por transporte aéreo doméstico de passageiros registrou crescimento de 2,1% em junho deste ano, quando comparada com o mesmo mês de 2014.

Com o resultado, a demanda doméstica completou 21 meses consecutivos de crescimento e chegou ao seu maior nível para o mês de junho nos últimos dez anos.

O índice, conforme a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), é calculado por RPK (passageiros-quilômetros pagos transportados, sigla em inglês).

Já a oferta (assentos-quilômetros oferecidos, ASK, na sigla em inglês), registrou aumento de 2,8% no mesmo período.

O número de passageiros pagos transportador atingiu, no mesmo período, 7,4 milhões. O maior índice dos últimos dez anos, com aumento de 2,5%.

Tam e Gol lideraram o mercado doméstico em junho, com participações (em RPK), de 36,6% e 36,3%, respectivamente.

Transporte internacional

A demanda por voos internacionais também segue em alta. Com aumento de 11,7% em junho de 2015, comparado ao mesmo mês do ano passado, a demanda por transporte aéreo internacional de passageiros das empresas brasileiras cresceu pelo 16º mês consecutivo. Já a oferta internacional registrou o aumento pelo 11º mês consecutivo, com alta de 12,5%.

No acumulado de janeiro a junho, a demanda subiu 13,1% e a oferta 13,6%.O número de passageiros pagos transportados pelas aéreas brasileiras chegou a 550,9 mil, um aumento de 11,6%. O índice é recorde para os últimos dez anos.

Relatório de Demanda e Oferta do Transporte Aéreo

Relatório de Demanda e Oferta do Transporte Aéreo tem o objetivo de permitir o acompanhamento da variação da oferta e da demanda de passageiros e de carga no modal aéreo, da taxa de aproveitamento das aeronaves e da participação de mercado das empresas brasileiras de serviços de transporte aéreo público, assim como subsidiar a realização de estudos sobre o setor.

Contempla dados de voos regulares e não regulares correspondentes ao mês de referência e ao acumulado no ano, assim como a série histórica mensal dos indicadores, a metodologia de apuração e a legislação aplicável.

A divulgação sistemática destes dados foi iniciada em janeiro de 2006 e era denominada de Dados Comparativos Avançados, contemplando, inicialmente, apenas os dados de ASK e RPK.

Até janeiro de 2011 o relatório era gerado com base na remessa de informações preliminares prestadas pelas empresas aéreas à ANAC, porém, não normatizadas.

Em fevereiro de 2011, os Dados Comparativos Avançados passaram ser gerados a partir dos Dados Estatísticos, os quais são enviados à ANAC pelas empresas aéreas em cumprimento a normativos editados por esta Agência Reguladora e, sendo assim, viabilizando a fiscalização sistemática das informações e assegurando um maior nível de padronização e de consistência.

Os dados estatísticos do transporte aéreo no Brasil são mensalmente registrados na ANAC pelas empresas brasileiras de transporte de passageiros, carga e mala postal, conforme a Resolução nº 191, de 16 de junho de 2011, e a Portaria nº 1.189, de 17 de junho de 2011.

Os dados trazem informações a respeito de todas as etapas de voo regular ou não regular realizadas no mês de referência, origem e destino, horários de pouso e decolagem, quantidade de passageiros e carga transportados, entre outros.

A partir do mês referente a novembro de 2013, o relatório passou a ser denominado Demanda e Oferta do Transporte Aéreo e apresentado em um formato que propicia uma melhor compreensão da evolução do setor.

O novo relatório contempla ainda mais informações, tais como: quantidade de carga transportada; quantidade de passageiros transportados; e participação do modal aéreo no transporte interestadual de passageiros de longa distância em comparação com o modal rodoviário.

Dúvidas, críticas e sugestões a respeito do Relatório de Demanda e Oferta do Transporte Aéreo poderão ser registradas aqui, por meio da central de atendimento 0800 725 4445 ou nos postos de atendimento presencial localizados nos aeroportos de Brasília (DF) e Guarulhos (SP).(Com informações da Anac / Agência CNT de Notícias)

Foto: Abear

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Extrato de Contrato

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights