30.8 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Desempenho do frango abatido no 1º trimestre de 2015

- Publicidade -

30/03/2015 13h00

O frango abatido resfriado (base: grande atacado da cidade de São Paulo) vai encerrando os primeiros três meses de 2015 com um valor nominal muito similar àquele registrado no mesmo período do ano passado.

Em outras palavras, não acompanhou a inflação do período – próxima de 8% pelo IPCA-15 do IBGE – e, portanto, permanece com um valor real menor que o do primeiro trimestre de 2014.

O curioso, aqui, é constatar que a ausência de qualquer ganho é devida às condições de mercado no mês de março e não aos meses anteriores quando, supostamente, o consumo (devido às férias) é visivelmente menor.

É verdade que, em janeiro passado, o preço do frango abatido também ficou aquém do registrado um ano antes. Mas, como demonstra o gráfico abaixo, a inferioridade de preço no mês foi pequena, da ordem de 1%.

Em contrapartida, fevereiro propiciou significativa valorização do produto. A ponto de registrar-se, entre o primeiro e o último dia do mês, diferença de 15% nos preços praticados. Em decorrência, o primeiro bimestre de 2015 foi encerrado com ganho de 4%.

Essa parca vantagem evaporou no decorrer de março. Pois ainda que o mês tenha sido iniciado com uma cotação média cerca de 10% superior à registrada em 1º de março de 2014, o valor ora alcançado (cotação do dia, 26 de março) é quase 6% menor que o de um ano atrás.

E a média registrada nesses primeiros 26 dias do mês apresenta valor real cerca de 9% inferior à dos mesmos dias de março de 2014.

Com o próximo início de um novo mês e as comemorações da Páscoa – isto, logo no primeiro domingo de abril – seria natural contar com nova e imediata retomada de preços do frango abatido.

Mas a próxima semana é, também, a Semana Santa, período em que o consumo se concentra no peixe. Por isso, o possível andamento do mercado permanece uma incógnita.
(Avisite)

Avisite

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-