28.1 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Dourados desenvolve programa de produção leiteira com o Estado

- Publicidade -

04/04/2014 17h07 – Atualizado em 04/04/2014 17h07

Assessoria

Técnicos da Seprotur (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção e do Turismo) e da Semafes (Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária de Dourados) realizaram nesta quinta-feira, dia 3, a primeira reunião de trabalho para a implantação do Projeto Leite Forte.

Prefeitura e o Estado vão desenvolver em parceria o projeto que visa o incentivo à produção leiteira. A proposta é promover o incremento de produção e da qualidade do leite de forma sustentável e profissionalizada.

“Temos dois assentamentos e centenas de pequenas propriedades rurais espalhadas por todos os distritos; um ambiente propício para ampliarmos a produção leiteira como forma de melhorar a qualidade de vida no campo. Por isso estamos implantando esse programa em parceria”, afirma Landmark Ferreira Rios, secretário de Agricultura Familiar.

A apresentação dos detalhes do programa foi feita pelos coordenadores estaduais, os engenheiros agrônomos Paulo Lobo e Valdelir Almeida e o zootecnista Gabriel Manvailler. A assistência técnica aos produtores será feita pelos técnicos em agropecuária da prefeitura, Carlos Teles e Romoaldo Ramin.

A assinatura do termo de parceria será feita na próxima semana, segundo Landmark. Logo em seguida, a prefeitura vai receber um carro e uma moto 0 km para as visitas às propriedades. Num segundo momento, com a organização dos produtores, o município receberá ordenhadeiras de vacas e resfriadores.

Serão aceitos no programa produtores familiares que desejam evoluir socioeconomicamente com a produção leiteira, que estejam dispostos a participar de grupos de interesse, que aceitem as inovações tecnológicas, que estejam dispostos a aceitar a assistência técnica e participar de capacitações e ainda que se comprometam com fornecedores e consumidores.

O produtor cadastrado passará por um diagnóstico na sua propriedade e terá um plano de trabalho elaborado, com metas e ações. Os técnicos que vão trabalhar com os produtores também passarão por treinamentos, para se atualizarem nas mais modernas tecnologias de produção.

O apoio ao pequeno produtor é uma das principais frentes de atuação do prefeito Murilo. Para isto ele criou a Semafes no início do ano passado. A secretaria tem atuado em várias frentes para criar alternativas de diversificação na pequena propriedade, melhorando as condições de vida no campo. A secretaria inclusive leva o PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural) para melhorar a moradia nos sítios.

Primeira reunião para implantar projeto de melhoria da pecuária leiteira na agricultura familiarCrédito: A. Frota

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-