22.5 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Frango sofre desvalorização de cerca de 20% em relação ao boi em pé

- Publicidade -

13/10/2014 17h44

Frango sofre desvalorização de cerca de 20% em relação ao boi em pé

Outra forma de avaliar o aumento da competitividade da carne de frango em relação à carne bovina é através da comparação de preços do boi e do frango enquanto animais vivos.

Mas, neste caso, a maior competitividade do frango pode ser entendida, também, como desvalorização do produto em relação ao boi – pelo menos do ponto de vista do produtor.

O fato é que, embora apresentando menos variações que em 2013, neste ano a relação de preços frango/boi se mostra extremamente desfavorável ao avicultor.

No primeiro trimestre do ano passado, por exemplo, o frango vivo chegou a alcançar preço equivalente a mais de 40% do preço pago pelo boi em pé (valor da arroba convertido em quilos).

Mas isso não teve longa duração, pois, perto do final do primeiro semestre, essa relação registrava forte deterioração – efeito combinado da queda de preço do frango vivo e de ligeira valorização do boi em pé. Então, o frango chegou a valer apenas 27% do preço do boi.

Em 2014, no mesmo momento anterior, a situação esteve ainda pior. Porém, não tanto pelo recuo de preços do frango vivo, mas, muito mais, pela retomada de preços do boi em pé, em processo de valorização vindo desde o início do ano.

Com isso, ainda que as desvalorizações enfrentadas pelo frango vivo tenham sido menores que as observadas em 2013, sua equivalência em relação ao boi em pé tem sido menor que a do ano passado.

Mais exatamente, de sete pontos percentuais a menos, visto que no último ano o frango alcançou valor equivalente a 36% do valor do boi e, neste ano (até 9 de outubro), essa relação se encontra em 29% – queda da ordem de 20%.

A tendência, por ora, é a de manutenção desse índice. Pois ainda que o frango se valorize neste trimestre final de 2014, o boi deve continuar muito à frente.
(Avisite)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-