18.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

‘Gatos’ encarecem em pelo menos 7% conta de energia

- Publicidade -

19/09/2014 10h27 – Atualizado em 19/09/2014 10h27

‘Gatos’ encarecem em pelo menos 7% conta de energia em MS

Ligações clandestina oneram o bolso do trabalhador, na hora de pagar a ‘luz’ em Mato Grosso do Sul. Os chamados “gatos” encarecem em pelo menos 7% a conta. Conforme a Enersul, o prejuízo gira em torno de R$ 40 milhões de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ao Estado, onde o ‘roubo’ de energia chega a 6%.

De acordo com o diretor-presidente da Enersul, Marcelo Silveira da Rocha, não fossem os furtos de energia, a população pagaria mais barato. O problema é que as ligações clandestinas também representam um risco em potencial à segurança do usuário, que se defronta com ligações improvisadas que podem resultar em acidente – choques, quedas, incêndios -, inclusive com morte.

A Companhia Energética alerta:que praticar ligações clandestinas pode acarretar em consequências judiciais. O sujeito poderá responder por crime de furto, ficando sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal que prevê multas e pena de um a oito anos de reclusão, além da obrigação de ressarcir toda energia furtada e não faturada.

É o caso de três consumidores do Sul de Minas, que foram condenados a dois anos de prisão, decisão confirmada por maioria de votos pela 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

'Gatos' encarecem em pelo menos 7% conta de energia

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-