21.3 C
Dourados
terça-feira, 23 de abril de 2024

Receita simplifica impostos para o setor de bebidas

- Publicidade -

04/09/2015 18h00

Mudanças valem para vinho, uísque, cachaça e licores; medidas melhoram negócios do setor.

A Receita Federal anunciou na terça-feira (1°) novas regras tributárias para o setor de bebidas. A partir de agora, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre as chamadas bebidas quentes, que incluem vinho, uísque, cachaça e licores, entre outras, será exigido com base em modelo mais simples de tributação, proporcionando equilíbrio da concorrência e fim das distorções.

O Coordenador-Geral de Tributação da Receita, Fernando Mombelli, explicou que o novo modelo, baseado em alíquotas ad valorem (percentual), além de trazer proporcionalidade da tributação ao preço praticado, também equipara o distribuidor ligado a industrial/importador ao contribuinte industrial.

As novas alíquotas já foram estabelecidas, por meio do Decreto nº 8.512, publicado no Diário Oficial da União.

Segundo Mombelli, o novo modelo resultou de discussões com o setor e busca principalmente simplificar a tributação das bebidas quentes, “permitindo uma tributação neutra e isonômica, aderente ao preço praticado”.

Fim dos selos para vinhos

Outra medida de simplificação tributária no setor de bebidas foi promovida pela Instrução Normativa RFB nº 1.583, publicada no mesmo DOU.

A partir de agora os produtores de vinhos nacionais e importados estão dispensados da selagem de seus produtos, bem como da inscrição no registro especial mantido pela Receita Federal.

A medida é demanda antiga do segmento de produtores nacionais, tendo em vista que, na prática, os importadores já estavam dispensados desta exigência desde 2012 por força de medida judicial.

“A medida permitirá a simplificação das obrigações acessórias para os contribuintes, determinando uma sensível melhoria no ambiente de negócios”, complementou Mombelli.(Secretaria da Receita Federal do Brasil)

Destaque foram as medidas de melhoria do ambiente de negócios no setor de bebidasDivulgação/Governo do Rio Grande do Sul

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights