30.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Senai promove produção mais eficiente nas indústrias

- Publicidade -

05/07/2014 07h46 – Atualizado em 05/07/2014 07h46

Com foco na melhoria dos aspectos de sustentabilidade ambiental no setor industrial de Mato Grosso do Sul, o PSE (Programa Senai de Ecoeficiência) está promovendo benefícios não apenas quanto aos indicadores ambientais como também no que diz respeito à qualidade do processo produtivo e à manutenção de equipamentos. Esse é o caso da empresa Metap, que atua na área de indústria e comércio de reciclados em Campo Grande.

O diretor-executivo da Metap, Ricardo Luiz Duarte Ferreira, destacou a importância de aderir ao Programa e acredita que esse é um grande passo em direção a um plano de sustentabilidade ambiental. “Há uma preocupação em estar mais atento à questão ambiental e buscar harmonizar a preservação ambiental e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento da empresa, que até o fim de dezembro deste ano deve expandir”, afirmou.

Ricardo Ferreira reforça ainda que os empresários devem sair da zona de conforto e ter um olhar diferente sobre os aspectos ambientais. “A iniciativa de desenvolver um trabalho preocupado com a sustentabilidade ambiental deve ser uma obrigação para todas as empresas”, disse. Após a conclusão do Programa, a indústria irá obter um laudo técnico, por meio do Selo Ambiental, que lhe possibilitará a ampliação em até 5% do benefício fiscal já concedido pelo Governo do Estado, conforme Decreto Estadual nº 13.606, de 25 de abril de 2013, que prorrogam até 2028 os incentivos fiscais para o setor industrial.

O Selo Ambiental já foi entregue para as indústrias Semalo e Coca-Cola Femsa em abril deste ano, empresas que também receberam o relatório de diagnóstico ambiental e de eficiência energética realizado nas indústrias, que analisou indicadores ambientais gerenciais e operacionais das empresas.

Consultoria

Segundo a coordenadora do LabSenai Meio Ambiente, Liliane Candida Corrêa, para obter um gerenciamento eficaz é preciso monitoramento e definição de metas de acordo com os indicadores ambientais. “Ao participar do Programa, a empresa demonstra que tem a visão de melhorar sua gestão ambiental e auxiliamos nessa implantação”, pontuou.

Ela acrescenta ainda que a indústria está na terceira etapa do PSE, que envolve as atividades de vistoria para elaboração do diagnóstico ambiental e diagnóstico de eficiência energética, que irá gerar o relatório técnico para a pactuação de metas entre a empresa e o Senai. A próxima fase será de implantação da metodologia do Programa, que oferecerá subsídios, por intermédio do relatório técnico, para que o estabelecimento industrial atenda os Indicadores de Desempenho Ambiental a serem avaliados no processo de auditoria.

Selos

O Programa de Ecoeficiência oferece suporte aos selos ambientais destinados às indústrias do Estado, sendo desenvolvido em sete etapas: adesão, habilitação, definição de metas, implementação da metodologia do PSE, processo de auditoria, avaliação ambiental e emissão de selo ambiental.

Essas sete etapas são relevantes para a compreensão de todo o processo, desde a habilitação da empresa até a emissão do selo. Porém, é prerrogativa do Programa a análise prévia do sistema de gestão ambiental existente na empresa. Por meio da pontuação de desempenho ambiental, o PSE vai conceder cinco selos ambientais (verde, azul, laranja, marrom e branco), sendo que cada um tem sua equivalência entre a pontuação e o percentual ampliação do incentivo fiscal que pode ser concedido.

O Selo Verde tem conceito entre 81 a 100 pontos e poder conceder à indústria 5% a mais de incentivo fiscal, enquanto Selo Azul tem conceito entre 61 a 80 pontos e ampliação de 4%, o Selo Laranja tem conceito entre 41 e 60 pontos e 3% de ampliação, o Selo Marrom tem conceito entre 21 e 40 pontos e ampliação de 2% e o Selo Branco tem conceito entre 1 a 20 pontos e ampliação de 1%.

Serviço

As indústrias do Estado interessadas no PSE podem obter mais informações diretamente no LabSenai Meio Ambiente pelo telefone (67) 3321-0421 ramal 214 ou pelo e-mail [email protected].

O Programa de Ecoeficiência oferece suporte aos selos ambientais destinados às indústrias do Estado. (Foto: Divulgação)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-