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sexta-feira, 29 de março de 2024

Turismo de pequenos negócios movimenta o País

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29/05/2015 09h00

Levantamento mostra que micro e pequenas empresas representam 95% dos prestadores de serviço regularizados no setor.

Na economia nacional, as micro e pequenas empresas desempenham papel fundamental, com uma participação de 27% no Produto Interno Bruto. No segmento turístico, os pequenos negócios são ainda mais importantes.

Números apresentados pelo Ministério do Turismo mostram que, dos 41,3 mil prestadores de serviços registrados no Cadastro Nacional dos Prestadores de Serviços Turísticos, o Cadastur, 95% são classificados como micro e pequenas ou microempreendedores individuais.

Entre os estabelecimentos estão comércios, agências de viagens e albergues, além de diversos prestadores de serviço da cadeia econômica do turismo.

Uma pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc) reforça a importância dos pequenos empreendimentos, que correspondem a 76,8% do segmento.

André Spínola, gerente de Atendimento Setorial de Serviços do Sebrae Nacional, afirma que o turismo é uma atividade onde as micro e pequenas empresas se destacam.

“Elas representam cerca de 90% dos estabelecimentos que atuam nos diversos elos dessa cadeia”, diz. Segundo Spínola, o turismo é uma atividade transversal e coletiva e, devido a isso, um dos desafios para o setor é criar um ambiente que promova o desenvolvimento local sustentável, por meio da profissionalização, fortalecimento e estruturação da gestão turística.

Tatiana Petra e Patrícia Herzog são sócias de uma pequena empresa que oferece, desde 2013, roteiros focados na identidade local de Brasília (DF).

As turismólogas contam que a ideia de abrir o negócio surgiu a partir de um desejo que tinham em conectar visitantes e moradores. Direcionada ao turismo criativo, a empresa delas oferece passeios não tradicionais por pontos indicados pelos próprios moradores. Os roteiros incluem visitas a pé, de bicicleta e até de balão.

“Temos um time de colaboradores e anfitriões todos microempreendedores. O maior desafio das pequenas empresas no turismo não é só inovar, mas sustentar o negócio com profissionalismo seguindo os padrões legais exigidos pelo setor”, diz Tatiana. Atualmente, a empresa é parceira de cerca de 20 microempreendedores individuais.

Menos burocracia

A fim de facilitar a atuação dos pequenos negócios, o Ministério do Turismo e a Secretaria da Micro e Pequena Empresa firmaram, em novembro de 2014, um acordo de cooperação técnica que permite compartilhar informações e simplificar registros de empresas turísticas no Cadastur, com objetivo de reduzir a burocracia – considera uma das grandes barreiras à formalização dos empreendimentos.
(Ministério do Turismo)

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