18.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Ativista presa em protesto contra a Copa estará em evento de História

- Publicidade -

28/08/2014 15h28 – Atualizado em 28/08/2014 15h28

Ativista presa em protesto contra a Copa estará em evento na UFGD

Dourados Agora

A ativista e professora universitária Camila Jourdan, doutora em Filosofia, coordenadora de pós-graduação na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) é a atração principal da semana acadêmica do curso de História da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), que ocorrerá entre 1º e 5 de setembro.

Considerada pela polícia como integrante de uma quadrilha armada, o que para ela é uma injustiça, a professora de 34 anos é especialista em um ramo da Filosofia conhecido como Analítica da Linguagem. Além de docente, ela teve papel de destaque nos Movimentos Sociais que promoveram protestos contra a Copa do Mundo no Brasil, participação esta que culminou com a sua prisão juntamente com outros ativistas, como Elisa Quadros, a “Sininho”.

Camila faz parte de um movimento político, que atua em ocupações sem-teto, em favelas, que é bastante ligado à luta por uma educação transformadora e por moradia. Neste mesmo trabalho desenvolve alfabetização para adultos, aulas de capoeira, exibição de filmes, debates. O projeto não é considerado pelo movimento como assistencialista, mas sim de educação como peça de transformação da sociedade.

Na semana de história da UFGD, Camila Jourdan falará sobre “Jornadas de Julho, Perseguições Políticas e Anarquismo Hoje”.

Jornada acadêmica

O IV Encontro de Integração “Dias de História”, com o tema “Contemporaneidades e História: (re)conhecendo campos historiográficos” tem como proposta dar continuidade a integração acadêmica através da abordagem dos novos caminhos da História, das discussões de acontecimentos atuais sobre movimentos sociais, religiões, fronteiras.

Trata-se de um evento que irá proporcionar a oportunidade de interagir com vários nomes da História na região e ligados ao contexto nacional que estarão compartilhando suas produções, trabalhos, vivências e debatendo temas contemporâneos nas mesas-redondas e minicurso.

Este ano mais uma vez será disponibilizado espaços de diálogos com professores da Rede Estadual de Ensino, com a proposta de refletir os aspectos sobre a educação, com debates em temas sobre a História Regional de MS, Globalização e Religiosidades.

O Evento ainda contará com atividades artísticas todas as noites, com participação do poeta Emmanuel Marinho (no dia 1º), Thais Costa e acompanhamento (dia 2), Espetáculo “Folia de Causos e Poesias” (dia 3), Amanda Passoa (dia 4) e do Fernando Dagata (dia 05).

A jornada acadêmica contará, ainda, com uma grande feira de livros, exposição de capas históricas do Jornal O Progresso, e sorteios de livros aos participantes do evento.

Confira a programação completa do evento: http://diasdehistoriaufgd.blogspot.com.br/

 Camila Jourdan é doutora em Filosofia, professora na UERJFoto: Reprodução

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-