27.4 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Bibliotecas do Sesi no Estado ampliam atendimentos

- Publicidade -

17/10/2014 08h35 – Atualizado em 17/10/2014 08h35

Bibliotecas do Sesi no Estado aumentam número de atendimentos

De janeiro a outubro já foram realizados 127,7 mil atendimentos e recebidos quase 50 mil visitantes

O acesso ao conhecimento está mais fácil para a população de 37 cidades de Mato Grosso do Sul graças às 41 bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi. De janeiro a outubro deste ano, o número de atendimentos aumentou em 15,2% em relação ao mesmo período do ano passado, conforme levantamento realizado pela coordenação de educação do Sesi.

Ainda segundo informações repassadas pela coordenação de educação do Sesi, o volume de atendimentos saiu de 110.823 para 127.753 atendimentos, entre serviços de consultas de livros, pesquisa no acervo e nos computadores com acesso à Internet, entre outros projetos educacionais. Além disso, o número de pessoas atendidas saltou de 38.831 para 49.853 pessoas ao longo dos últimos dez meses deste ano.

O superintendente do Sesi, Michael Gorski, destaca que neste ano foram implantadas nas bibliotecas da Indústria do Conhecimento novas ferramentas de aprendizagem, como os projetos Lego Zoom, que utiliza essa ferramenta como estímulo à educação, e BICs (Biblioteca Indústria do Conhecimento) 1ª Infância, que busca a operacionalização do trabalho junto às crianças de zero a 6 anos de idade. “O compromisso do Sesi é favorecer a elevação da escolaridade e a qualidade de vida para o aperfeiçoamento pessoal e profissional”, declarou.

Compromisso social

O Sesi concretiza o compromisso social com a educação à primeira infância, nas creches próximas às bibliotecas com ações de literatura e música, oficina de sucatas, atividades livre de construção com brinquedos e criação com sucatas, sendo que mais de 1,8 mil crianças de zero a 6 anos de idade já foram atendidas. Já o Lego Zoom prepara as crianças para pensar coletivamente por meio de situações problemas.

“A robótica educacional como ferramenta de aprendizagem tem como objetivo estimular a criatividade, o desenvolvimento de competências, a tomada de decisão, o raciocínio lógico, o trabalho em equipe”, pontuou Michael Gorski, acrescentando que 2.340 crianças de 7 a 11 anos foram atendidas nesse projeto.

A Rede de Bibliotecas da Indústria do Conhecimento conta com acervo de mais de mil livros de diferentes títulos, dezenas de CDs e DVDs, dez computadores com acesso à Internet, além de ter espaço para oferecer cursos de EaD (Educação a Distância) do Sesi e Senai.

Atualmente, as bibliotecas estão distribuídas em Campo Grande (3), Três Lagoas (2), Dourados (2), Corumbá, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Aquidauana, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde, Naviraí, Nova Andradina, Costa Rica, Iguatemi, Bataguassu, Rio Brilhante, Maracaju, Inocência, Paranaíba, Chapadão do Sul, Amambai, Sete Quedas, Aral Moreira, Aparecida do Taboado, Água Clara, Terenos, Cassilândia, Porto Murtinho, Coxim, Brasilândia, Caracol, Nioaque, Bela Vista, Sonora, Antônio João, Coronel Sapucaia e Ladário.

Ações

Os monitores das 41 bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi realizaram diversas ações que reafirmaram os espaços como fábricas de cidadania. Um exemplo é o trabalho desenvolvido com o projeto Lego. “Os alunos estão desenvolvendo muito bem as atividades propostas. Acredito que isso vai refletir de forma bastante positiva no dia a dia de cada um deles”, afirmou a monitora da biblioteca de Aquidauana, Janine Souza.

O aluno Felipe Vieira aprovou a iniciativa. “Gostei muito das aulas, parece que a gente está numa competição oficial, trabalhando em conjunto”, disse. Outro trabalho de destaque foi a atividade “Uma tarde na biblioteca”, promovida pela Biblioteca do Sesi Indústria do Conhecimento de Caracol.

Durante a atividade, houve interação entre as crianças, que contaram o que mais lhe chamou atenção no livro. “Gostei muito de estar aqui na biblioteca, porque tem muitos livros legais”, elogiou Gabriel Benites Ifran, 13 anos.

A Biblioteca do Sesi Indústria do Conhecimento de Chapadão do Sul está sempre recebendo mães que levam as crianças para desenvolverem o hábito da leitura. “Acho importante a leitura para o desenvolvimento dos meus filhos e sobrinhos e a biblioteca tem o espaço ideal para isso, além de ser muito aconchegante”, afirmou Elaine Alves Davalo, 30 anos.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-