14.7 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Centro Cultural Guaraoby efetiva doação de espaço à UEMS

- Publicidade -

16/09/2014 18h42 – Atualizado em 16/09/2014 18h42

Assessoria

Na noite da última sexta-feira, 12, em evento realizado no Centro Cultural Guaraoby, ocorreu a transferência oficial do local para a Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). A doação do espaço foi efetivada simbolicamente na presença do maestro Adilvo Mazzini, da presidente do Centro, Zazi Brum e dos representantes da UEMS, professor Edmilson Souza, Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC) e da professora Adriana Rochas, Pró-Reitora de Desenvolvimento Humano e Social (PRODHS).

Com décadas de tradição no município, o Centro abriga importante acervo histórico que compreende variedade de materiais, como instrumentos musicais, fotografias, itens fonográficos, entre outros. Criado em 1979 por iniciativa de um grupo de amigos, o local sempre foi tido como referência para a arte regional e nacional.

Nos últimos anos, porém, a escassez de recursos financeiros levou a diretoria e associados do Guaraoby a pleitearem uma solução para a manutenção do espaço, que resultou, após muitos debates, na cessão à UEMS. Os trâmites legais referentes ao processo se iniciaram há cerca de dois anos, sendo concluídos em 2014.

Na opinião de Mazzini, a credibilidade da UEMS e seu potencial de abrangência estadual foi fator decisivo na escolha da Instituição que receberia a doação do Centro. “Como instituição pública, a Universidade terá possibilidade de angariar mais recursos e, consequentemente, desenvolver projetos diversos e aplicá-los, em conjunto com todas as cidades onde a UEMS mantém unidades universitárias”, defende o maestro.

Desse modo, não será apenas o município de Dourados que se beneficiará dO espaço, mas todos os outros onde UEMS está presente. Tal configuração, de acordo com o maestro, “criará um ponto de convergência cultural regional com maior desenvolvimento e produção, considerando novos horizontes”, explica.

O futuro do Guaraoby

Com a doação efetivada, o espaço será integrado à UEMS por intermédio e responsabilidade da PROEC, e passará por reformas futuras visando sua ampliação a adequação. O Pró-Reitor Edmilson Souza informa que a Universidade já atua junto ao Centro, promovendo a manutenção e limpeza do local, mas que “intervenções estruturais mais intensas somente ocorrerão após a liberação documental junto ao Cartório responsável pelo processo”, esclarece.

Souza destaca que o principal projeto para o espaço, já aprovado para o orçamento de 2015, é a transferência da Casa da Cultura/UEMS para o local. “Algumas atividades vinculadas à Casa da Cultura já funcionam no prédio, mas a readequação total somente será finalizada ano que vem, ampliando consideravelmente a quantidade de pessoas atendidas”, garante.

O pró-reitor confirma que a estrutura original do Centro será mantida sendo utilizada, possivelmente, como um museu que vai abrigar todos os itens que compõem a herança cultural do espaço. “Um dos compromissos assumidos com o Centro é a preservação do acervo histórico do local, num futuro espaço de memória”, confirma Souza.

Para a UEMS, a responsabilidade de assumir a Centro Cultural Guaraoby resultará, em longo prazo, “um ambiente que servirá de referência para o sul do Estado e onde poderão se reunir todas as formas de manifestações artísticas e culturais. “Tivemos estudos, pesquisamos métodos desenvolvidos por outras Universidades e chegamos a um modelo a ser aplicado ao Guaraoby que, com certeza, obterá sucesso”, finaliza o pró-reitor.

Pró-Reitores Edmilson Souza (PROEC) e Adriana Rochas (PRODHS) junto com Adilvo Mazzini e Zazi Brum

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Extrato de Contrato

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights