14.7 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Dourados abre portas do mundo da dança para alunos da rede municipal

- Publicidade -

23/07/2014 14h46 – Atualizado em 23/07/2014 14h46

Dourados Agora

Entrar para o mundo da dança e principalmente integrar um grupo de balé é o sonho da maioria das crianças. Algumas delas conseguem realizar esse sonho com o apoio dos pais com mais poder aquisitivo, mas outras são obrigadas na maioria das vezes a desistir de sonhar.

Foi pensando em proporcionar oportunidade a essas crianças que o prefeito Murilo, assim que assumiu a prefeitura, criou o Nace (Núcleo de Arte, Cultura e Esporte), e a prefeitura passou a disponibilizar aulas de dança e outras modalidades a alunos da Rede Municipal de Ensino.

O programa está em seu terceiro ano e conta com uma fila de espera, o que reforça o interesse da criança e demonstra ser um investimento com resultados positivos. Levantamentos revelam que até agora a assiduidade às aulas é de mais de 70%.

Ligado atualmente à Secretaria de Cultura, o Nace está com 500 crianças, exclusivamente alunos de escolas municipais, matriculadas em cursos de dança. São ministradas ainda aulas de música a mais 150 participantes da comunidade em geral.

As aulas de balé e street dance são ministradas nas academias Maria Ester, Ana Pavlowa e no Studio Blanche Torres. Além pagar para o aluno frequentar as academias, a prefeitura fornece uniforme e o transporte.

A coordenadora do Nace, Claudia Ollé, ressalta que as famílias dessas crianças matriculadas nos cursos não teriam condições de bancar as aulas. “Por conta principalmente disso é que o resultado do trabalho se torna surpreendente”, afirmou.

Cláudia conta que algumas crianças estão desde o primeiro ano do programa, se aperfeiçoando cada vez mais. “Muitas academias já percebem o potencial de alguns alunos e pensam em integrá-los ao corpo de dança”.

No final do ano passado, alunos dos Nace foram convidados pelas próprias academias para participarem de apresentações para a escola do Ballet Bolshoi, que busca novos talentos em vários países. O Teatro Bolshoi, que mantém uma escola no Brasil, é uma das principais companhias de balé e ópera do mundo e tem sede em Moscou.

De acordo com Cláudia Ollé, geralmente fazem parte do grupo que se apresenta apenas alunos que pagam mensalidade nas academias. Mas desta vez, por conta do desempenho, os alunos do Nace também foram convidados.

Para o secretário de Cultura Carlos Fábio Selhorst dos Santos, um dos grandes retornos que a cidade de Dourados tem com esse investimento é ver a felicidade no rosto dessas crianças e assistir às suas apresentações nas programações de final de ano.

Alunas durante aula de balé; Projeto Nace, criado em 2011, atende 500 estudantes de escolas municipais de DouradosFoto: Arquivo

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Extrato de Contrato

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights