22.5 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Dourados também é referência em cursos técnicos

- Publicidade -

16/06/2015 14h33 – Atualizado em 16/06/2015 14h33

A cidade de Dourados não é referência apenas na educação superior, mas também na formação de técnicos de nível médio, uma profissão muito requerida no mercado de trabalho. São oferecidos atualmente 26 cursos técnicos em 7 instituições. Essas escolas colocam no mercado de Dourados e região em torno de 1.280 novos técnicos por ano. A partir do ano que vem mais 3 escolas inauguram sedes, abrindo mais 8 cursos inicialmente, que oferecerão mais 663 vagas.

“Nosso município é um celeiro de oportunidades. As pessoas que vivem aqui ou que vem para cá encontram emprego e também ótimas universidade e instituições que oferecem cursos técnicos para se qualificar. Só não se dá bem Dourados quem não quer”, afirma o prefeito Murilo. A capacitação profissional é uma das grandes preocupações de Murilo. Assim que assumiu a Prefeitura, em 2011, criou o programa ‘Qualifica Dourados’, que já capacitou milhares de trabalhadores.

Em 2014 o Cetec Senai Dourados (Faculdade de Tecnologia Senai Dourados) ofertou 15 turmas de 9 cursos técnicos de nível médio, que são em Açúcar e Álcool , Automação Industrial, Eletrotécnica, Mecânica, Manutenção Automotiva, Segurança do Trabalho, Agroindústria, Alimentos e Vestuário. A duração desses cursos varia entre 1.300 a 1.760 horas (2 a 3 anos). Como em média cada turma tem 30 alunos, o Senai forma em Dourados por ano em torno de 450 técnicos. No início deste ano foram abertas vagas também para os novos cursos, de Química e Administração.

O Senac Dourados oferece os cursos técnicos de nível médio de Enfermagem, Marketing, Nutrição, Dietética e Programação de Jogos Digitais. Nesses 5 cursos são oferecidos 160 vagas. A duração dos cursos varia de 1,5 a 2 anos.

O Iegran (Instituto Educacional da Grande Dourados) oferece atualmente 5 cursos técnicos de nível de médio, sendo Enfermagem, Segurança no Trabalho, Prótese Dentaria, Saúde Bucal e Transações Imobiliárias. A duração é de 2 anos e a média de 60 alunos por turma. São colocados no mercado em torno de 300 técnicos por ano.

A Escola Vital Brasil oferece os cursos técnicos de Enfermagem e Radiologia. A duração é de 2 anos. Formados pela Vital Brasil entram no mercado de trabalho todo ano em torno de 150 novos profissionais para atuar na área de saúde em Dourados e região.

Uma parceria entre a Escola Estadual Castro Alves e a Escola Municipal Agrotécnica Padre André Capelli forma em torno de 20 técnicos em agropecuária por ano. As turmas são formadas com 40 alunos, mas a metade acaba descobrindo que não tem vocação para a agropecuária. A duração do curso, que é integrado ao ensino médio, é de 3 anos.

Já a Escola Estadual Ministro João Paulo Reis Veloso oferece o curso Técnico em Transações Imobiliárias. São 80 vagas no período noturno, com duração de um ano. O curso é gratuito. Os formados já saem da escola com a carteirinha do Creci (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis).

Novas escolas

O campus do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) de Dourados ainda não está com sua sede pronta, mas já oferece 3 cursos, na modalidade semipresencial, que são os de Agente Comunitário de Saúde, Administração e Serviços Públicos. São 40 vagas para cada curso, totalizando 120. Em julho será inaugurada a sede própria e o instituto começa a ampliação dos cursos, começando com técnico em informática integrado ao ensino médio, em janeiro. Serão oferecidas 80 vagas. Depois vem os cursos técnicos nas áreas de eletrotécnica e mecânica.

Em breve começam as obras do Centro de Excelência Tecnológica da Cana-de-Açúcar, na área do Sindicato Rural de Dourados. Será construído pelo Senar, com investimento de R$ 8,5 milhões. Já está definida a abertura este ano do curso técnico em agronegócio, com 63 vagas e duração de três anos. Depois virão novos cursos.

Em fase final de construção está o Centro de Formação Profissional do Programa Brasil Profissionalizado, que fica na frente do Parque do Rego D`Água. Os cursos técnicos já previstos – provavelmente com início no ano que vem – são os de Mecânica, Informática, Biocombustível e Eletrônica. A expansão será analisada após o início das atividades. Serão ofertadas 80 vagas para cada curso, totalizando 360.

Instituto Federal e Centro de Formação do Brasil Profissionalizado são duas novas instituições a serem disponibilizadas à populaçãoFoto: Chico Leite

Em fase final de construção está o Centro de Formação Profissional do Programa Brasil Profissionalizado, que fica na frente do Parque do Rego D`Água

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-