30.8 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Escola Bernardina lembra 80 anos de Dourados com festa cultural

- Publicidade -

10/07/2015 10h12

No sábado, dia 03, a Escola Municipal Bernardina Corrêa de Almeida, localizada na Vila Almeida em Dourados, realizou a sua II Festa Cultural, com o tema “Dourados, 80 anos de História”. O evento contou com a participação efetiva dos alunos e da comunidade em geral.

Pelo menos 500 pessoas prestigiaram o evento que teve danças regionais e apresentações de alunos do 1º ao 5º ano. Rose Liston, do Departamento de Ensino na Secretaria Municipal de Educação, disse que “a festa trouxe as raízes das colônias que fazem parte do processo histórico do crescimento de Dourados, as apresentações foi uma viagem na história, desde os povos indígenas trazendo o percurso histórico das colonizações tão importantes para a cultura – histórica do povo douradense”.

Entre as atrações estavam danças e apresentações que retravam e relembravam os diferentes povos que contribuíram para a formação do município. Danças paraguaias, fronteiriças, gauchescas, italianas, sertanejo universitário, gospel, enfim os presentes puderam voltar ao passado e relembrar suas origens. O espaço foi decorado com os temas regionais, murais e fotos que retrataram os pioneiros que contribuíram para o crescimento de Dourados.

Segundo a coordenadora Eliane de Fátima Triches, “o evento teve cunho pedagógico, já que buscou resgatar a história do nosso município e trabalhou o conhecimento sistematizado”. Possibilitar ao educando conhecer, valorizar e respeitar as diferentes culturas é função da escola ressalta, a coordenadora.

“Contamos um pouco da história de Dourados de forma lúdica, através das danças apresentadas e dos trabalhos expostos, pois este ano, não poderíamos deixar de homenagear Dourados e seus 80 anos”, um marco histórico para todos nós douradenses, que acompanhamos o crescimento do nosso município, afirma a diretora Rose Mary Nolasco”.

A secretária municipal de Educação Marinisa Mizoguchi, fala sobre a importância desse resgate histórico da cidade de Dourados “É de suma importância o papel que a escola exerce na vida do aluno, a escola Bernardina retratou os “80 anos de Dourados” de muito alegre, demonstrando para os alunos a história de Dourados e suas respectivas tradições, citando que a identidade é uma construção que se faz com atributos culturais caracterizadas por uma série de elementos culturais oriundos da herança cultural”. A secretária aproveita o ensejo para reafirmar que o tema “Dourados, 80 anos de História” também fará parte do desfile cívico militar deste ano.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-