26.7 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Escolas com melhores índices no Ideb são premiadas

- Publicidade -

21/12/2014 07h33 – Atualizado em 21/12/2014 07h33

Escolas com melhores índices no Ideb são premiadas

Como forma de reconhecer o desempenho das 23 escolas públicas que obtiveram pela Rede Estadual de Ensino as melhores notas no Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o governador André Puccinelli realizou a entrega de 35 tablets para cada instituição. No evento também foram presenteados os diretores e diretores adjuntos das escolas em destaque. A premiação foi promovida pelo governo do Estado, por intermédio da Secretária de Educação (SED), no salão social do Rádio Clube Cidade, em Campo Grande.

Os 35 aparelhos de informática deverão ser utilizados nas salas de aulas pelos professores, a fim de reforçar o ensino oferecido aos alunos. No evento, também foram agraciados com um tablet cada um dos diretores e diretores adjuntos das demais 341 escolas estaduais existentes em todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

Criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Ideb é utilizado como um indicador da qualidade educacional, obtido por meio do desempenho dos estudantes na Prova Brasil. Das 23 escolas estaduais em destaque na avaliação do Ministério da Educação (MEC), sete apresentaram as melhores pontuações nos anos iniciais, cinco nos anos finais, duas instituições obtiveram bons índices tanto nos anos iniciais quanto finais, e nove escolas demonstraram evolução no ensino nos últimos nove anos, entre 2005/2013.

Em seu pronunciamento, o governador fez um pedido aos gestores das 364 escolas estaduais existentes nos municípios do Estado. “Há muito que ser feito e conquistado, mas me sinto realizado por saber que nossas ações já apontam bons frutos. Peço a vocês que continuem a cuidar das nossas crianças com o mesmo afinco e dedicação que demonstraram durante a minha administração”.

De acordo com dados do MEC, Mato Grosso do Sul foi classificado como o Estado que mais investiu em educação em 2011 – mais de 32% de sua receita. No período de 2007 a 2013 o governo estadual aplicou seus recursos em obras, aquisição de material pedagógico, equipamentos e tecnologia, premiação para os melhores alunos, valorização de docentes e capacitações profisisonais. Ao todo, foram 35 escolas construídas e outras 172 reformadas em todos os municípios, comprados 1,2 milhão de kits escolares, benefício pela atual gestão de governo; 3,2 milhões de uniformes e construção de 197 quadras cobertas.

E os resultados vão muito além dos números apontados. Segundo a secretária de Educação do Estado, Nilene Badeca, os colégios vêm apresentando resultados extracurriculares em premiações em eventos nacionais de prestígio. “Recentemente a escola estadual de Dourados ‘Antônio da Silveira Capilé’ foi premiada no 8º Prêmio Professores do Brasil, tido como o ‘Oscar Brasileiro da Educação’. Fora isso a SED também recebeu o prêmio Internacional Gobernarte 2014 do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento”, explicou a secretária.

A conquista foi alcançada pela SED graças a uma parceria com a empresa Geek Games e o comprometimento de mais de 25 mil alunos que participaram do projeto, fazendo uso da plataforma de minigames. “O programa disponibiliza de forma gratuita as mais avançadas tecnologias de aprendizado adaptativo para todos aqueles que querem se preparar para o Enem. Nas escolas em que o software foi aplicado os alunos sentiram benefícios nas disciplinas de física, química, matemática”, observou Badeca.

Representando os 364 colégios estaduais, Darciso Rodrigues, diretor da escola “Floriano Viegas Machado”, discursou e destacou os notórios avanços promovidos no sistema educacional de 2007 até 2014. “Nos oito anos de governo pudemos contar com a SED, que esteve sempre de prontidão a nos ouvir, independente da localização geográfica de cada escola. Graças a esse bom atendimento pudemos exercer o nosso papel de ensinar nossos jovens de forma adequada e sem greve, respeitando o calendário escolar, os alunos e suas famílias”, lembrou.

Nilene Badeca diz que os colégios vêm apresentando resultados extracurriculares em premiações em eventos nacionais de prestígio.Foto Edemir Rodrigues

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights