16.1 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Estudantes de cursos técnicos marcam presença na Olimpíada do Conhecimento

- Publicidade -

10/09/2014 15h00

Alunos do Programa nacional de acesso à educação profissional representaram 82% do total de competidores.

A 8ª Olimpíada do Conhecimento reuniu, pela primeira vez, grande número de estudantes atendidos pelo Programa nacional de acesso à educação profissional.

De acordo com a organização do evento, eles representaram 82% dos competidores. A competição realizada em Belo Horizonte (MG) terminou no último sábado (6).

Entre os participantes, o técnico em enfermagem, Túlio Filipe Pereira dos Anjos, viu no Programa uma oportunidade de aprofundar os estudos.

Depois de terminar o curso técnico, atualmente, ele cursa enfermagem com a bolsa do programa de acesso às universidades privadas. “O que aprendi me estimulou a fazer uma graduação, a ir em busca de uma formação mais ampla”, disse Túlio.

Segundo o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Rafael Lucchesi, a olimpíada é fundamental para os alunos e também para as empresas.

Ele ressalta, porém, que o objetivo principal do evento é mostrar a educação profissional como um caminho, com possibilidade de boa remuneração. “O estudante pode ingressar no mercado de trabalho e também continuar a estudar”, disse Lucchesi. A formação técnica chega a 7% da população de 15 a 19 anos.

Práticas

Durante a competição, estudantes da área de agrimensura foram a campo para uma prova externa. Como tarefa, realizaram medições topográficas no Parque da Pampulha, em Belo Horizonte (MG).

Os avaliadores seguiram para o local sem manter contato direto com estudantes. Por questão ética, avaliadores e competidores não devem ficar próximos nos dias de prova.

Confiante no treinamento realizado antes da olimpíada, Noelly Raiany Evangelista, 16 anos, do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas), disse que a prova externa é excelente para que os estudantes entrem no clima da profissão. “As provas têm um patamar de exigência bem alto, e a competição, um nível bem elevado”, disse.

Sobre a Olimpíada

Maior torneio de educação profissional das Américas, a 8ª Olimpíada do Conhecimento reuniu estudantes que executaram provas sobre 58 profissões técnicas ligadas à indústria, ao setor de serviços e à agropecuária.

A iniciativa acontece a cada dois anos e envolve estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do Senai e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Nesta edição, participaram alunos dos Institutos Federais de Tecnologia, além de 45 jovens com deficiência que competiram entre si em quatro modalidades.

Dos 726 participantes, 597 passaram por cursos de formação inicial e continuada (FIC) ou cursos técnicos de nível médio nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia e nas unidades do Senai e do Senac.
(Ministério da Educação)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights