30.8 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Impasse entre Prefeitura e Sindicato desorienta alunos na volta às aulas

- Publicidade -

16/07/2014 15h17 – Atualizado em 16/07/2014 15h17

Dourados Agora

Alunos da rede municipal de ensino enfrentam impasse sobre a volta às aulas, nesta quinta-feira, após o período de férias escolares. O motivo é a greve deflagrada pelos professores e técnicos administrativos da educação, por tempo indeterminado. A Secretaria de Educação garante que as aulas serão retomadas normalmente, mas o Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted) diz que 80% da categoria já está de braços cruzados.

O Simted orienta os pais a não enviarem seus filhos para as escolas e Ceims. Por outro lado, a secretária municipal de educação Marinisa Mizoguchi pede aos pais que não deixem de levar seus filhos para a escola. “Vamos reabrir todas as nossas escolas e Ceims nesta quinta-feira para receber os 27 mil alunos”, afirmou a secretária.

A rede municipal é composta por 45 escolas e 36 Ceims. São 29 escolas na área urbana, 9 no campo e 7 na Reserva Indígena.

Parcialmente

Como amanhã é o primeiro dia do retorno às aulas, o Simted acredita que algumas escolas possam funcionar parcialmente.

Dos cerca de 1900 professores da rede municipal de Ensino, segundo a categoria, aproximadamente 700 são contratados, profissionais que provavelmente não vão aderir ao movimento grevista, por medo de retaliação. Há quase oito anos não há concurso público para professores no município.

De acordo com João Vanderley, presidente do Simted, até sexta-feira 80% das escolas devem aderir a paralisação. “Acreditamos que na semana que vem o movimento chega a 100%, como na greve passada”, acredita.

Enquanto o movimento não ganha adesão de todos os funcionários, a Secretaria de Educação pede para que os pais enviem seus alunos às escolas e Ceims em Dourados.

No entanto, não há nenhuma garantia de que os estudantes vão encontrar professores em salas de aulas.

Nota da Prefeitura

“A Prefeitura de Dourados não vê impasse nenhum aos alunos. A responsabilidade pela abertura das escolas e Ceims e início das aulas é da direção dos estabelecimentos de ensino e da Secretaria de Educação e não do sindicato dos professores.

Portanto, conforme ficou definido em reunião entre a secretária de Educação Marinisa Mizoguchi e diretores de escolas e coordenadores de Ceims, as aulas serão retomadas nesta quinta feira, dia 17″.

Somente amanhã, com a volta às aulas, estudantes vão saber se professores estarão em sala de aulaFoto: Dourados Agora

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-