Bimboo

 

Previsão do Tempo

Dourados
+20°C
18/05/2012 13h22 - Atualizado em 18/05/2012 13h22

Mulheres representam 71% das pré-matrículas do Pronatec

 

Entre as 46,5 mil pessoas que procuraram vagas nos cursos de qualificação profissional até o início de maio, 33,5 mil são do sexo feminino Brasília, 17 – Levantamento feito pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) a partir dos números do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) mostram que as mulheres são maioria absoluta na procura por cursos de qualificação profissional.

Segundo dados do Sistema de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) apurados no início de maio, das mais de 46,5 mil pré-matrículas, 33,5 mil foram feitas por mulheres, o que representa 71,9% do total.

Para o diretor de Inclusão Produtiva da Secretaria Extraordinária para Superação da Extrema Pobreza (Sesep) do MDS, Luiz Müller, esse fato pode ser explicado pelo compromisso da mulher com a família.

“Elas são chefes de família e estão em busca de meios para ampliar a renda para sustentar seus lares.”

Ainda segundo Müller, os cursos mais procurados estão em sintonia com o aumento de vagas no mercado de trabalho e nos últimos anos têm proporcionado maior renda aos brasileiros: construção civil, em suas várias modalidades, beleza e estética, asseio e conservação, além de jardinagem.

Oportunidade

O Pronatec faz parte do eixo de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria.

Tem como foco a oferta de cursos de capacitação continuada, com carga horária entre 160 e 360 horas, nas áreas de construção civil e comércio, entre outras.

Destina-se prioritariamente a inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com idades entre 16 e 29 anos e visa ampliar as possibilidades de inserção desse público no mundo do trabalho.(Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome)


Envie seu Comentário

Antes de escrever seu comentário, Atenção! O Dourados Agora não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Restamcaracteres. * Obrigatório
 

As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.
Copyright © 2011 - DouradosAgora - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Lobo Tecnologia&Internet

logo-bimboo