21 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Parte das escolas adere à greve e pais devem confirmar aulas

- Publicidade -

17/07/2014 19h05 – Atualizado em 17/07/2014 19h05

De 29 escolas na área urbana de Dourados, 13 informaram que não aderiram à paralisação, 11 estão com as aulas suspensas, duas voltam na segunda-feira e três não responderam

Flávio Verão e Leonel Jonas

Parte das escolas de Dourados esteve fechada nesta quinta-feira, primeiro dia de aula, e nesta sexta vai continuar em greve. Embora o sindicato dos professores estima greve em pelo menos 60% das escolas, a secretária de educação, Marinisa Mizoguchi, pede para que os pais ou responsáveis por alunos da rede municipal encaminhem os estudantes às aulas.

Sem saber se haveria aula, muitos alunos foram às escolas e encontraram os portões fechados. Em algumas delas, como a Lóide Bonfim, no Jardim Água Boa, funcionou parcialmente, pois parte dos professores cruzaram os braços. Quem está na ativa são os educadores contratados. Eles representam cerca de 700 dos 1900 professores da educação.

Em contato com 29 escolas municipais da área urbana de Dourados, 13 informaram que as aulas não foram suspensas, 11 unidades aderiram à greve e duas informaram que as aulas voltam na segunda-feira e que só no início da semana irão se pronunciar. Outras três unidades não atenderam a ligação.

Aula normal

Não estão em greve as seguintes escolas municipais: Professor Manoel Santiago de Oliveira, na Vila Rosa, Armando Campos Belo, no Jardim Santa Brígida, Arthur Campos Mello, na Vila Cachoeirinha, Clarice Bastos Rosa, no Jardim Maracanã, Etalívio Penzo, Parque das Nações II, Izabel Muzzi Fioravanti, Vila Industrial, Loide Bonfim Andrade, no Jardim Água Boa, Luiz Antonio Alvares Gonçalves, no Jardim Novo Horizonte, Professora Antônia Cândido de Melo, Parque das Nações II, Professora Avani Cargnelutti Fehlauer, Jardim Flórida II, Professora Iria Lucia Wilheilm Konzen, no Parque do Lago II, Professora Maria da Conceição Angélica, no Jardim Guaicurus, Sócrtes Câmara, no Jardim Canaã I e Weimar Gonçalves Torres, no Jardim Olinda.

Nessas unidades de ensino, a recomendação é que os pais encaminhem os alunos. Em alguns casos, não haverá aula para alguns estudantes já que alguns professores aderiram à greve, por isso os pais devem procurar a direção antes de deixar os filhos.

Em greve

Aderiram à paralisação em Dourados e não irão receber alunos nesta sexta-feira: Aurora Pedroso de Camargo, no Parque Alvorada, Franklin Luiz Azambuja, no BNH IV Plano, Frei Eucário, no Jardim dos Estados, Januário Pereira de Araujo, no Jardim Itália, Joaquim Murtinho, Centro, Maria da Rosa Antunes da Silveira Câmara, na Vila Industrial, Professor Clori Benedetti de Freitas, no Jóquei Clube, Professora Efantina de Quadros, Jardim Flórida II, Professora Elza Farias Kintschev Real, no Jardim Flórida II, Vereadora Albertina Pereira de Matos e Vila Mary.. Nestas escolas, não haverá aula por tempo indeterminado.

Outras escolas

As escolas municipais Neil Fioravanti e Prefeito Álvaro Brandão, ainda não se posicionaram se vão aderir à greve. Estas unidades estão com as voltas aulas marcadas para segunda-feira e só no início da semana irão se pronunciar. Já nas escolas Bernardina Corrêa de Almeida, Laudemira Coutinho de Melo e Pedro Palhano ninguém foi encontrado para informar se a escola vai ou não entrar em greve.

Queda de braço

A secretária de educação disse que a greve é ilegal e que irá entrar com ação na justiça contra o sindicato dos professores. Também informou que pretende descontar do salários dos professores os dias que não estiverem em sala de aula.

De acordo com Marinisa, a Secretaria de Educação ainda pensa em contratar professores substitutos para lecionar no lugar dos professores grevistas. Por causa disso, o Simted entrou com ação no Ministério Público Estadual considerando ilegal essa prática e argumentando que a greve é legal.

Parte das escolas não estão recebendo alunos em DouradosFoto: Hedio Fazan

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-