15 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Programa atende alunos com idade e série atrasadas

- Publicidade -

04/07/2015 10h24 – Atualizado em 04/07/2015 10h24

MEC e Estado lançam Programa de avanço escolar em Dourados

Evento acontece na Escola Estadual Presidente Vargas, segunda-feira, dia 6, às 9h30. MS tem 22.5 mil alunos em atraso escolar

Valéria Araújo

Com 22.5 mil alunos em atraso escolar, o governo do Estado e Ministério da Educação lançam o Projeto Avanço do jovem na Aprendizagem (Aja) no Estado, no próximo dia 06. O evento acontece a partir das 9h30 na Escola Estadual Presidente Vargas, em Dourados, que é uma das sete primeiras do Estado a oferecer o programa, além de registrar o maior número de estudantes inscritos. A cerimônia vai contar com a presença do governador Reinaldo Azambuja, a secretária de Educação do Estado, Maria Cecília Amendola da Motta e representantes do Ministério da Educação.

De acordo com a coordenadora estadual do projeto, Fabiana Cáceres Borges, podem se inscrever alunos entre 15 e 17 anos que estão em séries atrasadas. Segundo ela, eles deveriam estar no ensino médio, mas ainda estão matriculados no ensino fundamental. Fabiana explica que a proposta é garantir que os alunos em atraso cheguem até o ensino médio com uma metodologia específica voltada a efetiva aprendizagem deste perfil de aluno.

O técnico do programa José Augusto da Silva, diz que diferente das outras modalidades de ensino voltadas para o jovem, nesta o Estado está disponibilizando uma equipe multidisciplinar como psicólogos e assistentes sociais para auxiliar nos trabalhos de ensino. Ele diz que a proposta é de ampliar de 7 para 30 os pólos do Aja no Estado a partir do ano que vem.

De acordo com o diretor da Escola Presidente Vargas, Ney Coinethe, hoje o programa atende mais de 200 alunos de 15 a 17 anos que estão com idade e série atrasadas.

Segundo Coinethe, na maioria dos casos, o atraso ocorre em decorrência da evasão provocada por alunos que precisam trabalhar. “Embora haja expressiva redução dos indicadores de reprovação e abandono escolar, os jovens estudantes ainda permanecem no sistema além da idade prevista e do tempo necessário para conclusão”, destaca.

No programa, os alunos podem realizar o módulo intermediário (6º e 7º série) e final (8º e 9º). Cada módulo tem duração de 1 ano. Ney afirma ainda que se houver demanda a escola poderá oferecer ainda o módulo inicial que é do 1º ao 5º ano do ensino funda-mental. As aulas acontecem no período noturno.

De acordo com Ney, duas são as novidades deste programa. “O primeiro é que ele tem uma metodologia mais dinâmica e a segunda é que foi feita uma parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul que irá oferecer cursos profissionalizantes integrados ao projeto. Com isto, além de conseguir chegar ao ensino compatível com a sua idade, o aluno também sairá do programa já com uma profissão”, destaca.

Escola Estadual Presidente Vargas em Dourados é uma das únicas no Estado a oferecer o programa.Foto: Arquivo

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights