30.8 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Seminário de Educação Inclusiva reúne profissionais em Dourados

- Publicidade -

13/05/2014 16h29 – Atualizado em 13/05/2014 16h29

Assessoria

Dezenas de pessoas participam do VII Seminário do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade, que a Prefeitura de Dourados realiza através da Secretaria de Educação no auditório do bloco 10 da Unigran. As atividades seguem até sexta-feira, dia 16.

Comparecem ao evento cerca de 150 inscritos, entre representantes dos 20 municípios que fazem parte do polo de Dourados e mais dois convidados – Nova Alvorada e Jateí – além de educadores douradenses.

A abertura foi na noite de segunda-feira, com a palestra abordando o tema “Educação e Direitos Humana”, além da apresentação das novas perspectivas do Programa Educação Inclusiva, que no ano passado passou a ter sete modalidades. A secretária de Educação Marinisa Mizoguchi fez a abertura e falou dos investimentos em educação feitos pelo prefeito Murilo.

“O programa deixou de discutir somente a educação especial e passou a incluir outros temas”, destacou a professora Cristina Fátima Pires Ávila Santana, coordenadora do Programa Educação Inclusiva no Polo Dourados. Entre as novas abordagens estão o EJA, Educação Ambiental, em Direitos Humanos, Especial, do Campo, Escolar Indígena, Quilombola e para as Relações Étnico-Raciais.

“Nem todos os temas teremos a oportunidade de trabalhar durante o seminário. Mas, todas essas modalidades serão trabalhadas com políticas intersetoriais ao longo do ano nas escolas, estimulando-as a desenvolver projetos de diversidade e inclusão”, complementou Cristina.

O Programa Educação Inclusiva foi criado pelo MEC em 2003 e teve adesão dos Estados e municípios, incluindo Dourados. Visa o cumprimento das metas do Compromisso ‘Todos pela Educação’ e a observância das suas diretrizes.

A intenção é que os municípios polo se constituam como centros de formação para a diversidade, nos quais sejam produzidos novos métodos e conteúdos para o desenvolvimento da educação básica, estimulando o debate sobre a diversidade e inclusão social.

Fazem parte do Polo Dourados os municípios de Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Coronel Sapucaia, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas, Tacuru e Vicentina.

Seminário sobre educação inclusiva reúne em Dourados representantes de municípios da regiãoCrédito: A. Frota

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-